Posavac, E. J., & Carey, R. G. (1985). Program evaluation: Methods and case studies. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Chapter 2. Planning an evaluation (pp. 30-49). Resenha de João Mattar.
O capítulo apresenta os passos para a avaliação antes do início da coleta de dados e discute a resistência a programas de avaliação.
São propostos 6 passos para planejar uma avaliação: (1) identificar as pessoas relevantes; (2) organizar reuniões preliminares para debater diversos aspectos da avaliação, discutidos em detalhes no texto; (3) decidir se a avaliação deve ou não ser realizada; (4) examinar a literatura (são citados MEDLINE e ERIC); (5) determinar a metodologia (estratégias e design, população e amostragem, grupos de controle e comparação, medidas operacionais, coleta de dados e análise estatística); (6) apresentar uma proposta escrita.
São também discutidas várias possibilidades de resistência a projetos de avaliação: superestimativa dos resultados por parte dos participantes; dependência de um estilo específico de avaliação; medo que a avaliação inibirá a inovação; medo que o programa avaliado será encerrado; medo que a informação colhida será utilizada além da própria avaliação; medo que os métodos quantitativos sejam inadequados e os métodos de avaliação insensíveis; a avaliação drena dinheiro do programa; e a avaliação tem pouco impacto.
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Proposta de Avaliação