Neves

Para quem nunca viu neve, ou viu poucas vezes, uma palavra (ou seja, um signo, um significante e um significado) bastam:

Entretanto, para quem vive na neve, como os esquimós, o papo seria muito deprimente se só pudessem usar uma palavra, então a realidade tem que ser dividida em vários signos (significantes + significados).

Não é difícil encontrar significados diferentes para neve:

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Filosofia. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Neves

  1. May disse:

    Que gostoso!! Isso me levou de volta quando eu dava aula de tradução e tinha que explicar aos alunos a diferença de neve, tempestade de neve, flocos de neve, cristais de neve e outras traduções que não temos nem na nossa língua, nem na nossa cultura!!! Obrigada!!!

  2. Ferdinand disse:

    De Mattar
    Neve para quem não viu ou pouco viu é apenas quase que um conceito genérico, pois qualquer situação onde tiver cristais de gelo, será apenas neve.
    Agora quem tem que lidar com a realidade da “neve” e as suas diferentes características, precisa distinguir melhor ( aumentar a granularidade da informação) os diferentes aspectos .
    Um exemplo inverso (geográficamente) é a banana. Nos países de clima frio só conhecem um tipo de banana ( normalmente a banana dágua ou nanica). Enquanto nos países produtores temos uma variedade enorme. E claramente distinguímos uma variedade de outra.
    Onde para alguns neve é uma coisa só, para outros é a banana.
    Tudo uma questão da descrição da realidade de cada um com sua riqueza de detalhes.

  3. João Mattar disse:

    A ideia de conceito genérico é muito boa, ele não se torna particular, não se divide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>