Redes Sociais na EaD

No dia 25/03/2011 ocorrerá no auditório da Universidade Anhembi Morumbi o Congresso People.Net in Education: Redes Sociais Aplicadas à Educação.

Confira a programação.

Este é o resumo da minha palestra Redes Sociais na EaD:

A incorporação cada vez mais intensa de redes sociais à educação desafia vários axiomas da Educação a Distância (EaD). A equação “Conteudista + Designer Instrucional + Tutor”, marca de maioria dos modelos de EaD adotados em nosso país, mostra-se cada vez mais inadequada para educar uma geração que cresce, convive, comunica-se, estuda e trabalha em rede. Este cenário disruptivo exige um design educacional, baseado em teorias como construtivismo e conectivismo, e não mais um design instrucional, baseado no behaviorismo e orientado principalmente a objetivos de aprendizagem e produção de conteúdo. Nem os objetivos, nem o design, nem as ferramentas, nem o caminho, nem os critérios de avaliação devem ser pré-definidos, mas construídos colaborativamente durante o processo de aprendizagem. A própria noção de conteúdo, âncora da maioria dos modelos de EaD, se dissolve com a utilização das redes sociais. Numa comunidade de aprendizagem, inclusive a diferença entre professores e alunos se desfaz. Com os PLEs (Personal Learning Environments), faria ainda algum sentido falar de LMS (Learning Management System)? Precisamos urgentemente de designers de aprendizado, arquitetos de interação e especialistas em ambientes colaborativos. O aprendizado em rede nos desafia a formar professores simultaneamente como autores, designers educacionais e tutores, e não des-habilitar a função de mediação e interação, fragmentando-a em pequenas tarefas distintas e especializadas.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

10 respostas a Redes Sociais na EaD

  1. T disse:

    Acho que não posso perder esta palestra.

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Congresso PeopleNet in Education

  3. Ricardo Silva disse:

    Olá João! Estou sempre de olho em seus comentários e dicas sobre a EAD, pois sou professor e me interesso e pesquiso muito sobre o assunto. Uma pena, que em meu estado (SC) não aconteça praticamente nenhum congresso ou palestras sobre o assunto. Vê se traga alguma coisa para cá! :) Abraço!

  4. João Mattar disse:

    Ricardo, em 18/06 (sábado) estarei provavelmente em Florianópolis para uma palestra pela Saraiva. Quem sabe combinamos alguma coisa.

  5. Caro João,

    Há poucos dias li um texto, uma brincadeira feita por um grupo do clube do desginer (http://www.clubedodesigner.com.br/profiles/blogs/telefonema-do-sr-benjamin-day)Trata-se de um telefonema de Benjamin Day, o inventor da retícula, reclamando que não tinha sido adequadamente tratado nos materiais anteriormente publicados.
    O que de início parece uma brincadeira, mostra-se ao final como uma boa aula sobre retícula, do ponto de vista da física, da ótica, da história e crítica de arte.
    Fiquei pensando o quanto os materiais de EaD são carentes de bons roteiros, de soluções inteligentes para abordar assuntos complexos de modo simples e interessante. Com um material destes de entrada e um PLE, pode-se fazer um grande trabalho em EAD, com custos de produção mínimos e tenho certeza com grande aproveitamento dos alunos e satisfação do professor. Mas para isso virar realidade é preciso agir de um modo diferente do convencional…e agora me parece a hora para isso.
    abs

  6. T disse:

    Daisy, mas não consigo ler, :(

  7. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Redes Sociais na EaD [joaomattar.com] on Topsy.com

  8. Ricardo Silva disse:

    Olá João! Que bom! Ficarei no aguardo da palestra e com certeza estarei lá.
    Grande abraço!

  9. Sandra Rotmeister Delgado disse:

    Prof. Mattar acompanho seus livros e te “sigo” em todas as redes sociais possíveis, risos.
    Moro em Juiz de Fora/MG e por aqui quase não acontece nada, apesar de termos a UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora. Tivemos um Colóquio em EaD no ano passado. Você não tem nada agendado para nossa região? A EaD vem tomando espaço de forma muito rápida e aquinào poderia ser diferente. Mas, carecemos de pesquisadores e profissionais como você aqui compartilhando suas experiências e conhecimentos. No 7o SENAED tinha tanto Juiz Forano participando. O que acha de nos dar o prazer de sua presença? Um grande abraço e muita paz e luz! Sucesso sempre!

  10. João Mattar disse:

    Sandra, soube desse Colóquio em EaD. Quando houver uma oportunidade, terei o maior prazer em aparecer por aí. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>