Mundos Virtuais em Educação: para onde estamos caminhando?

Hoje apresento no Second Life, durante a COIED – Conferência Online de Informática Educacional, a webconferência Mundos Virtuais em Educação: para onde estamos caminhando?.

Em Reconhecendo Estilos de Aprendizagem em Mundos Virtuais 3D como Subsídio para o Design Educacional já faço uma série de reflexões sobre o que pretendo discutir durante a apresentação de hoje.

Uma recente e importante contribuição ao tema foi Learning in 3D: Adding a New Dimension to Enterprise Learning and Collaboration, de Karl M. Kapp e Tony O’Driscoll, para o qual ainda estou devendo uma resenha por aqui, e que tem também um site de apoio.

Slides que usei durante a apresentação:

A gravação da apresentação está disponível aqui.

Mas e aí, para onde você acha que estamos caminhando?

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Mundos Virtuais em Educação: para onde estamos caminhando?

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Mundos Virtuais em Educação: para onde estamos caminhando? [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Reconhecendo Estilos de Aprendizagem em Mundos Virtuais 3D como Subsídio para o Design Educacional

  3. Eri disse:

    Joao,
    Pelos ppts, a palestra deve ter sido excelente. Apesar de acreditar fortemente no potencial educacional dos mundos virtuais, acabei me afastando um pouco deles devido a impossibilidade do meu público-alvo acessar esses ambientes. A impressão que tenho é que a proposta é excelente, porém ainda um pouco desconectada da realidade brasileira, tanto no que diz respeito as competências tecnológicas dos possíveis aprendizes quanto com relação a infra de hardware e a qualidade de conexão de internet, barreiras que, a meu ver, tendem a ser superadas em um curto prazo. Em síntese, acredito que vale a pena insistir nos MV, porém acredito que neste momento, ainda existem importantes barreiras para o uso educacional dos MV em larga escala.

  4. João Mattar disse:

    Eri, foi interessante principalmente pela participação do público de avatares! Continua havendo a barreira de acesso (hardware, banda larga etc.) e também de curva de aprendizado – quem usa o Moodle, p.ex., não passa a usar automaticamente o Second Life, tem que perder um tempo, de preferência guiada, para aproveitar melhor as experiências de educação no ambiente. No primeiro caso, como você mesmo diz, as barreiras têm sido superadas rapidamente. Há alguns anos, os computadores novos já têm placa de rede suficiente para rodar o SL. O computador que utilizei na palestra, p.ex., comprei no segundo semestre de 2007. Além disso, a banda larga tem se disseminado por vários pontos do país. Por fim, esperamos também que os mundos virtuais tornem-se mais leves e simples. Ah, quanto aos ppts, foram preparados no dia mesmo, só para organizar as ideias, sem nenhum trabalho no visual. Fico devendo algo melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>