Dicionários de EaD – Errata em Construção

Errata em constante construção para alguns conceitos utilizados em Educação a Distância:

Bancos de Questões (ou de Objetos de Aprendizagem)

Errata: Projetos

Para enriquecer um cenário de educação bancária (tão discutido pelo nosso Paulo Freire), passam agora a imperar os bancos de questões, e, no limite mais significativo, os bancos de objetos de aprendizagem – cf. p.ex. o Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem do MEC. A função do educador-pop passa a ser então fazer depósitos nos seus alunos-recipientes, num regime de engorda de contas bancárias. No limite, o educador não será mais necessário: o sistema bancário funcionará sozinho, online, e os objetos passarão a assumir a função de sujeitos. Questões objetivas, de múltipla escolha, ou mesmo questões abertas, que compõem os bancos de questões, não são contextualizadas nem autênticas, ou seja, não são as formas pelas quais nossos alunos serão avaliados no mundo real, fora da academia. Eles terão que elaborar produtos e participar de projetos, que não estarão aprisionados em bancos de questões.

Conteudista

Errata: Autor

A palavra conteudista denuncia um modelo de EaD centrado na produção e transmissão de conteúdos, não da colaboração, interação e aprendizagem. O design de games nos ensina a começar o design de uma experiência rica e significativa pela interação, não pelo conteúdo. Já temos há vários séculos uma palavra para designar quem produz um livro, um desenho, uma música etc.: autor. E temos no Brasil um grande teórico da interação em educação: Marco Silva.

Conteúdo

Errata: Interação

Muitos modelos de EaD baseiam-se na produção e no consumo de conteúdos. Entretanto, conteúdos educacionais de qualidade estão cada vez mais disponíveis na web, gratuitamente. O desafio da educação neste novo cenário, e especialmente da EaD, é planejar e provocar significativas atividades de interação entre professores, alunos e esses conteúdos, inclusive estratégias para pesquisa e avaliação de fontes online, e não reinventar a roda.

Design Instrucional

Errata: Design Educacional

O Design Instrucional nasceu estreitamente vinculado ao behaviorismo e a expressão privilegia a instrução, ignorando a aprendizagem. Em 2009, o Ministério do Trabalho incluiu na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO – como nomenclatura principal o Designer Educacional. Segundo o IBDI, “um dos problemas era a nomenclatura Designer Instrucional. Os analistas da USP e do MTE não compreendiam que profissional era esse. Menos ainda o mercado de trabalho e o público em geral.”

Designer Instrucional

Errata: Design Educacional

O Design Instrucional nasceu estreitamente vinculado ao behaviorismo e a expressão privilegia a instrução, ignorando a aprendizagem. Em 2009, o Ministério do Trabalho incluiu na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO – como nomenclatura principal o Designer Educacional. Segundo o IBDI, “um dos problemas era a nomenclatura Designer Instrucional. Os analistas da USP e do MTE não compreendiam que profissional era esse. Menos ainda o mercado de trabalho e o público em geral.”

Ensino a Distância

Errata: Educação a Distância

EaD é a sigla para Educação a Distância. “Ensino” cobre apenas uma parte do processo da educação, do lado do professor. Educação engloba ensino e aprendizagem.

LMS (ou AVA)

Errata: PLE

Os AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) ou LMS – Learning Management Systems surgiram para ajudar as instituições a “administrar”, não para ajudar os alunos. Em Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (2007), eu já previa a transformação dos AVAs em commodities. O edupunk surgiu depois como reação à padronização dos LMSs. Hoje, ferramentas da web 2.0 possibilitam que os alunos customizem seus próprios PLEs (Personal Learning Environments, ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Cf. a conversa entre o LMS e o PLE:

Objetivos de Aprendizagem

Errata: Interação

Objetivos de aprendizagem é uma variação para a expressão behaviorista “objetivos comportamentais” (behavioral objectives), o que carrega a herança dos treinamentos para a guerra e para animais. Oportunidades de aprendizagem devem surgir a partir de atividades de interação ricamente desenhadas, não por objetivos comportamentais pré-fixados. O conceito de tangential learning (aprendizado tangencial) desenvolve essa ideia, especialmente no uso de games educacionais. O design de games educacionais nos ensina a começar o design de uma experiência rica e significativa pela interação, não pelo conteúdo.

E temos no Brasil um grande teórico da interação em educação: Marco Silva.

Objetos de Aprendizagem

Errata: Textos, Imagens, Vídeos, Animações, Games etc…

“Objetos de Aprendizagem” é uma expressão que representa perfeitamente o processo de coisificação pelo qual está passando a educação, especialmente a EaD. Textos, imagens, vídeos, animações, games etc. já têm nomes, não faz sentido transformá-los em “objetos” e jogá-los no mesmo saco (ou banco).

Tutor

Errata: Professor

O tutor é na verdade um professor que realiza a mediação docente na EaD. Muitas instituições (inclusive o MEC) passaram a utilizar essa palavra tutor porque assim podem desrespeitar os direitos adquiridos dos professores, pagando a esse profissional uma bolsa de menos de 10% do que pagam a um professor. Instituições sérias, entretanto, tratam o tutor como professor.

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3 respostas a Dicionários de EaD – Errata em Construção

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » Dicionários de EaD - Errata em Construção [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Ótimo João! Vou compartilhar em meu face e colocar em minha página.

  3. Diogo Pereira disse:

    Ótimo conteúdo.
    Obrigado por compartilhar.

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