Educação

Na coluna “Conversa com a Presidenta” de ontem, 01/03/2011, a estudante universitária Gabriela F. Feldkircher, do Rio de Janeiro, indagou a presidenta Dilma sobre “quais as medidas práticas que a senhora pretende adotar para melhorar o ensino básico nos próximos meses?”

Nossa presidenta começou respondendo:

“Para melhorar a educação, não basta planejar medidas para o curto prazo. Nós temos investido muito na melhoria da Educação Básica desde o governo Lula, mas sabemos que ainda há uma longa estrada a ser percorrida. Temos várias iniciativas em andamento. Certamente o programa mais eficaz para a melhoria da qualidade do ensino é o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado em 2005.”

continuou:

“o Sistema é integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior, por educação a distância, para a população em geral, com prioridade para professores. Pelo Sistema UAB, estamos qualificando docentes de todo o país, incluindo os das localidades mais isoladas”.

e acrescentou:

“Em 2009, estavam cadastrados 190 mil alunos, dos quais 51 mil eram professores da Educação Básica. Outra iniciativa, o Programa Banda Larga nas Escolas, já chegou à grande maioria das escolas públicas urbanas – nossa meta é completar o atendimento de todas as escolas públicas do país até dezembro. Para facilitar o deslocamento dos alunos e reduzir a evasão escolar, viabilizamos no governo anterior a compra, pelos municípios, de 5 mil ônibus padronizados. E agora, estamos permitindo a compra de bicicletas escolares para zonas rurais e periferias. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) vem crescendo bastante nos últimos anos. Nossa meta é chegar ao mesmo índice dos países desenvolvidos em 2022.”

É importante lembrar que no início deste ano a Seed – Secretaria de Educação a Distância foi repentinamente extinta sem ninguém saber de nada, sem nenhuma discussão, nenhuma justificativa nem nenhuma comunicação adequada por parte do MEC. Escrevi por aqui uma carta aberta sobre o tema, reproduzida por outros canais como a Folha Dirigida. Celso Costa deixou também recentemente a diretoria de EAD da Capes.

Também é bom lembrar que o corte na área de Educação está entre os três maiores realizados pelo governo federal neste início de ano, com R$ 3,1 bi de redução.

Também vale lembrar que Tiririca é um dos novos membros da Comissão de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados.

Por fim, a educação não melhorou para mais da metade da população no Brasil e, para completar, ficamos em 88º lugar no ranking de educação da Unesco, atrás de El Salvador, Namíbia, Tunísia, Bolívia, Líbano, Paraguai, Venezuela, Palestina, Turquia, Peru, Colombia, Indonésia, Panamá, Bahamas, Uzbequistão, Trinidad e Tobago etc.

Parece que alguma coisa não está batendo, fique livre para tirar suas próprias conclusões.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Educação

  1. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Partido da Educação

  2. Prof Sidnei disse:

    MESTRE TIRIRICA DEVE COLABORAR INTENSAMENTE COMO MEMBRO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS, DEIXANDO DE FAZER PALHAÇADAS, dando um bom exemplo, E EXIGINDO QUE OS DEMAIS DEPUTADOS E POLITICOS FAÇAM O MESMO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>