Conforme comentei no post anterior sobre o Congresso PeopleNET in Education, uma questão que surgiu no debate final foi colocada pela Adriana Carvalho, coordenadora da área de Educação e Tecnologia do Instituto Ayrton Senna, tanto no Twitter quanto diretamente para a mesa:
Quais resultados temos com o uso das redes sociais na aprendizagem dos alunos? Quais indicadores para mensurar esses resultados?
Estou coletando resultados do uso de redes sociais em educação, não apenas no Brasil, para uma futura publicação. Se você participou de algum projeto de uso de redes sociais em educação e mediu algum tipo de resultado, ou mesmo se conhece algum projeto assim, por favor me passe um link ou me envie o material – pode ser por aqui ou mesmo por email joaomattar@gmail.com e ele será incluído na publicação. E se puder repassar a Chamada para Cases, agradeço!
Estou considerando redes sociais aqui num sentido bem amplo, incluindo não apenas Orkut, Facebook e MySpace, mas também Second Life, Twitter, YouTube, Flickr, games etc.
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Congresso PeopleNET in Education
João, fico feliz que uma provocação tenha trazido um resultado tão prático e imediato! Tenho consciência da “novidade” na prática das TIC´s e redes sociais na educação brasileira, porém não podemos nos satisfazer com um simples “é legal, os alunos gostam, é a realidade deles e ficam motivados”, nem tão pouco com a aplicação de uma prova que certamente não nos trará o que queremos. Aí entra o grande desafio: como mensurar esse impacto? É algo novo, e teremos que revelar juntos… Vamos em frente!
JOÃO, por toda essa importante discussão, vamos fazer um novo livro juntos ?!?
Olá Prof. João Mattar!
Eu tenho usado redes sociais em vários momentos de diversas aulas em várias disciplinas, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior.
Inclusive já tenho alguns dados preliminares sobre o uso do Tweeter em atividades educacionais.
Todas essas atividades poderiam ser compiladas em um livro, com a colaboração de vários docentes.
Obrigado,
Prof. João Henrique
Olá novamente Prof. Mattar… compartilho a idéia aí do Prof. Valente e “abusadamente” me incluo… que tal organizar um livro falando sobre o tema? Vários colaboradores…
Acredito que tem muita gente com projeto pronto ou em desenvolvimento… daria um bom livro… \o/
Óia.. já tô aqui escrevendo meu capítulo sobre ensino de biologia (evolução darwiniana) usando o SL…. fruto do meu mestrado…. rs
Q tal a idéia?….. LOL
João, quais são exatamente os dados que você tem? E os seus dados, Banana, medem alguma coisa relacionada a impacto das redes sociais no aprendizado? Um livro com vários colaboradores pode ser uma ideia interessante, vamos pensar.
Eu novamente aqui Mattar…
Se considerar o SL como rede social… sim… tenho muita coisa… trabalhei um pouco com análises dos discursos (ou possíveis leituras, prefiro esse termo) dos alunos durante práticas de biologia no SL e nas visitas às lands relacionadas ao tema (analisei discursos de alguns usuários tb.. \o/ )… tb trabalhei com questionários RL pra tentar perceber o nível de contextualização dos conteúdos aplicados aos alunos no SL.
Fiz tb um “pseudo” cruzamento de dados básicos (idade, escolaridade, tempo na internet, local de acesso…….outros) dos usuários que responderam um questionário virtual que fiz nas minhas lands. Agora é só nortear o tema do capítulo… kkkkk
Abraços pra ti
Acho essa coisa de “mensurar resultados” tão perigosa, que envolve uma série de cuidados a longo prazo. Mensurar processos, experiências talvez, mas resultados? Como se isso tivesse começo, meio e fim. Sei não…
Olá, João! Parabéns pela iniciativa!
O meu projeto de mestrado trata sobre o uso das redes sociais em EaD. No entanto, não estou procurando medir resultados do ponto de vista de assimilação do conteúdo, mas sim no aspecto de relacionamento, de conexões interpessoais.
Inicialmente, baseado na importância da interação para aprendizagem, penso em utilizar o conceito de “Presença Social” para, a partir dele, avaliar o sentimento de estar presente das pessoas num ambiente de EaD que utilize os recursos das redes sociais. Enfim, é uma outra forma de medir resultados. O que acha?
Um abraço,
Willyans
Muito interessante, Willyans. Tem alguma coisa já publicada?
Muito boa a sua iniciativa.
Eu estou terminando a faculdade e o tema da minha monografia é justamente este, as redes sociais na educação. Se você (ou alguém) puder me ajudar com material eu agradeço.
João, ainda não tenho. Mas terei em breve.
Já encontrei muitas ideias e artigos científicos sobre esse tema. Inclusive um post que talvez lhe interesse:
Social Presence Theory & Second Life
http://cyberloom.wordpress.com/2008/03/10/social-presence-theory-second-life/
Caro Mattar,
No Amazonas, iniciamos uma duas experiências com redes sociais personalizadas baseadas no Ning, ambas tendo a educação como tema.
A primeira, iniciada em Setembro de 2008, com a Rede Social dos professores do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Esta rede chegou a 1.120 usuários e está disponível em http://www.centrodemidias.info.
A segunda experiência, mais ampla, passou a envolver também alunos e teve início em abril de 2010. Atualmente estamos passando de 3.000 usuários em http://www.seduc.net.
Se precisar de mais informações, por favor entre em contato!
=)
José Augusto.
Professor João Mattar,
estava procurando referências sobre o uso de redes sociais na educação e encontrei esse post.
Minha dissertação é sobre o uso das redes sociais nas instituições de ensino superior do Estado de Minas Gerais. Estou iniciando a aplicação da pesquisa. Assim que defender, dou-lhe notícias a respeito.
Meu orientador é Leonel Morgado, de Portugal.
Um ótimo livro que eu estou lendo é “A Utilização das Redes Socias na Educação”.
http://clubedeautores.com.br/book/50369–A_Utilizacao_das_Redes_Sociais_na_Educacao
Olá, professor João Mattar, estava eu fazendo uma pesquisa para meu TCC sobre redes sociais e encontrei seu blog. Muito bom! E em nossa escola: Emeif Joaquim Alves que fica em Fortaleza-Ce, temos trabalhado com o blog e agora com o Twitter. Bem eu costumo alimentar um blog com essas ações: http://liejoaquimalves.blogspot.com e temos alguns trabalhos de alunos postados no Twitter:@minicontos1
legal, Glaubenia, vou divulgar!