Curso livre online
Descrição
Explora a teoria e cases do uso de games em educação.
Objetivos
Capacitar o aluno a utilizar adequadamente games na educação presencial e à distância.
Professores
João Mattar e especialistas que serão convidados a participar das atividades durante o curso
O curso não tem um tutor ou monitor apenas para tirar dúvidas ou enviar avisos motivacionais, mas professores com formação e experiência em EaD, que elaborarão materiais e proporão atividades semanalmente, interagindo intensamente com os alunos e avaliando seu rendimento durante o curso.
Público-Alvo
Todos aqueles que se interessem pelo uso de games em educação.
Duração e Dedicação
11 semanas (18 de Abril a 01 de Julho de 2011)
Pré-Requisito
O aluno deve ter noções básicas de uso de computador e da Internet.
Programa
1. Introdução
2. Estilos de Aprendizagem
3. Nativos Digitais
4. O Uso de Games em Educação
5. Novo Design Instrucional para os Nativos Digitais
6. Design e Produção de Games Educacionais
7. Cases no Exterior
8. Cases no Brasil
9. Aprendendo Matemática jogando Yu-Gi-Oh para PS2
10. Second Life e Educação
11. Conclusão
Atividades
Serão propostas atividades semanais colaborativas envolvendo leituras e debates. O curso proporá também que o aluno jogue diversos games.
Avaliação e Certificado
A avaliação envolverá diversas atividades desenvolvidas durante o curso e uma avaliação de um game educacional ao final. Critérios de avaliação mais detalhados serão fornecidos no início do curso.
Aprovado, o aluno receberá um Certificado com a indicação de carga horária de 44 horas.
Bibliografia
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2009.
Este livro será utilizado como referência básica durante todo o curso, portanto é imprescindível que o aluno possua o livro para poder participar adequadamente das atividades. Outros livros, artigos, sites, blogs, podcasts, vídeos etc. serão indicados como fontes durante o curso.
Softwares
O aluno necessita de um computador com acesso à Internet.
O curso utilizará o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o aluno terá acesso no início das aulas.
Serão também indicados games disponíveis online durante o curso.
Serão utilizadas também algumas ferramentas da web 2.0 e redes sociais disponíveis gratuitamente na web, indicadas durante o curso.
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Acredito que toda e qualquer inovação que auxilie no aprendizado é válida e deve ser ser explorada. Não podemos parar no tempo, pois ele muda constantemente trazendo sempre novas opções.