Analisando Aprendizes e Contextos

DICK, Walter; CAREY, Lou; CAREY, James O. The systematic design of instruction. 7th ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall, 2009. Chapter 5 – Analyzing Learners and Contexts (p. 90-109).

No capítulo anterior do livro, os autores ressaltam a importância de se determinar as habilidades de entrada necessárias para participar adequadamente do curso.

Conhecer nossos alunos (população-alvo) permitiria modificar nossa estratégia instrucional em benefício da aprendizagem. Os autores diferenciam esse grupo-alvo (uma representação abstrata) dos aprendizes utilizados para testar o material.

As seguintes informações sobre a audiência-alvo seriam importantes, segundo os autores: habilidades de entrada; conhecimento prévio do tema; atitudes em relação ao conteúdo e ao sistema de ensino; motivação acadêmica; níveis de habilidade e educacionais; preferências gerais de aprendizagem; atitudes em relação à organização que oferece a instrução; e características do grupo.

Diversas formas podem ser utilizadas para colher essas informações, como: entrevistas estruturadas com administradores, instrutores e aprendizes; observação dos aprendizes nos contextos de aprendizagem e performance; pesquisas e questionários (presenciais ou a distância); e testes para identificar as habilidades e conhecimentos prévios.

Em relação ao contexto, os autores fazem uma interessante divisão entre a análise do contexto da performance (onde os aprendizes aplicarão suas novas habilidades) e a análise do contexto da aprendizagem (onde a aprendizagem ocorrerá).

As habilidades devem ser aprendidas para ser utilizadas fora da sala de aula, por isso a importância da análise do contexto da performance, que possibilitaria uma aprendizagem mais autêntica. Assim, as exigências para a aplicação das habilidades deveriam fazer parte do seu ensino. Os autores sugerem que sejam levados em consideração: o suporte previsto para a aplicação das habilidades aprendidas; os aspectos físicos e sociais do local; e a relevância das habilidades no local de trabalho. Observações e entrevistas nos ambientes podem ser utilizadas para colher essas informações.

A análise do contexto de aprendizagem deve incluir o quê é (revisão do ambiente em que a instrução ocorrerá) e o que deveria ser (instalações, equipamentos e recursos que suportam adequadamente a instrução pretendida). O foco da análise deve incluir: a compatibilidade do local de aprendizagem com as necessidades instrucionais; a adaptabilidade do local de aprendizagem para simular o local de trabalho; a adaptabilidade para abordagens de entrega (delivery); e limitações do local de aprendizagem que afetem o design e a entrega. As estratégias sugeridas para colher informações são similares à análise do contexto da performance.

Outro passo importante é a avaliação e revisão das análises, baseando-se por exemplo em testes do curso ou material e explanação do projeto para alunos potenciais e supervisores no ambiente de trabalho.

Como é possível perceber, apesar de interessante a linguagem toda é bem do DI clássico, behaviorista e instrucional.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>