JOVAED – pontapé inicial

[photopress:logotipo_RGB_para_web.jpg,full,vazio]

Hoje às 20 horas começa a JOVAED – Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. A abertura ocorrerá em um pequeno auditório da FGV Online, em São Paulo, mas será transmitida ao vivo pela web com chat de texto para interação – cf. as orientações para acesso. Estarei acompanhado do professor Fredric Litto, presidente da ABED, e o professor Stavros Xanthopoylos, Diretor da FGV Online, participará pelo Skype diretamente de New York.

As várias atividades online assíncronas e síncronas da JOVAED começam amanhã e vão até o dia 21 de junho. No programa, há links com orientações para a participação em cada atividade e o email do coordenador daquela atividade específica, caso você tenha alguma dúvida ou dificuldade. Você pode, portanto, escolher livremente as atividades das quais que tem interesse em participar.

A incrição geral para a JOVAED deve ser feita aqui (em algumas atividades, há necessidade de procedimentos adicionais, que devem ser conferidos nos arquivos de cada uma delas). Ao final do evento, a ABED fornecerá um Certificado de participação na JOVAED para os inscritos, que não terá indicação de carga horária mas mencionará o período de duração do evento – 10 a 21 de junho de 2011. Neste momento temos 3.775 inscritos, mas ainda dá tempo de convidar seus amigos – as inscrições por enquanto continuarão abertas.

Profissionais e empresas que se destacam no trabalho e na pesquisa com EaD, no Brasil e inclusive no exterior, disponibilizaram sua experiência e seu tempo para coordenar as atividades da JOVAED. Todas as atividades são, portanto, gratuitas.

Durante a JOVAED serão utilizadas diversas ferramentas, como: Adobe Breeze, Adobe Connect, AulaVox, Biblioteca Virtual Pearson, Blogs, Chamilo, Elgg, Elluminate, Facebook, FlashMeeting, Fronter, Games, Glogster, Google Groups, Hootcourse, MediaSite, Moodle, Netvibes, Ning, Open Meetings, PBWorks, Porta Palestras Portal Educação, Posterous, Second Life, SEDUC.net, Skype, SlideShare, Tumblr, Twitcam, Twitpic, Twitter, WebConferência WebAula, Wikipedia, Wikispaces, YouTube, dispositivos móveis e outras ferramentas da web.

Gostaria de destacar os nomes dos voluntários que fazem parte da Comissão Organizadora e que estão trabalhando nos bastidores há vários meses para que este evento se tornasse realidade: Antonia Alves, Breno Trautwein, Cristiane Marcelino, Maria Delcina Feitosa, Maria Elza Ataide e Patricia B. Scherer Bassani. O professor Gentil Gonçalves também participou da organização da JOVAED no início, e deixamos aqui registrados nossos sentimentos pelo falecimento recente do seu pai. Várias outras pessoas, até agora anônimas, estão trabalhando nos bastidores na configuração de ferramentas, no suporte às atividades etc. Como eu certamente deixaria de fora alguns nomes que nem conheço, comprometo-me a elaborar e divulgar uma lista completa destes voluntários após o evento.

A ABED tem um grupo pequeno e extremamente competente que também trabalhou todos estes meses para que a JOVAED pudesse existir. Certo de que deixo aqui de fora alguns nomes, gostaria de enaltecer o trabalho do Sérgio e da Beatriz. Quem os conhece já sabe do que eles são capazes; quem não os conhece, precisa aparecer em Manaus para conhecê-los pessoalmente no CIAED. Na verdade, todo mundo precisa aparecer em Manaus!

Fizemos um concurso para a escolha do logo da JOVAED, cuja vencedora foi a professora e designer Renata Sbrogio. É dela, portanto, o visual que vocês estão vendo por aí, voando pela web.

Depois de muita preparação, daqui a pouco o pontapé inicial será dado. Temos um email geral para dúvidas jovaed@abed.org.br e mantemos uma FAQ que continuará a ser atualizada durante o evento, com respostas a mais dúvidas que forem chegando.

Siga também nosso Twitter para informações atualizadas sobre tudo o que estiver ocorrendo nestes 11 dias.

Em 2009 tive a honra de coordenar o 7º SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância, que foi também realizado totalmente online, nos mesmos moldes da JOVAED. No 8th annual IOC – International Online Conference for Teaching and Learning fiz uma apresentação abordando a experiência. Nada similar havia sido feito no mundo até aquele momento. De lá para cá, tampouco tivemos um evento online com essa proporção, diversidade de ferramentas e atividades.

Com a JOVAED, damos um passo além. O conectivismo vem experimentando com os MOOCs – Massive Open Online Courses. O que estamos fazendo aqui no Brasil, com a colaboração de convidados estrangeiros, pode ser denominado de MMOOC – Massive MultiPlatform Open Online Congress. Somos inovadores não apenas no formato do evento, mas também em cada uma das atividades, e você terá a oportunidade de viver isso nestes 11 dias. Espero sinceramente que você aproveite a JOVAED e que saia dela transformado. Dediquei boa parte do meu tempo nestes últimos meses para isso.

Muita energia positiva para todos – organizadores, coordenadores e participantes!

João Mattar
Coordenador da JOVAED

[photopress:selo_simplificado.jpg,full,vazio]

P.S. Cf. alguns releases que saíram até agora sobre a JOVAED.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

12 respostas a JOVAED – pontapé inicial

  1. May disse:

    O evento nem começou e já é um sucesso! Parabéns!!!

  2. Paula Ugalde disse:

    Realmente a #JOVAED já é um sucesso. E estou chateada porque *perdi* a abertura! :( Acessei a pouco espiar mas não foi disponibilizado material, a gravação. Poderemos ver depois Professor João?
    []‘s e Super Parabéns!!

  3. João Mattar disse:

    Ué, me falaram que estaria disponível logo após a transmissão, vou checar isso.

  4. A medida que irei postando os tweets da atividade #LoneRangerEaD também irei abastecendo a seguinte página no meu blog:

    http://www.eadaqui.com.br/blog/lone-ranger-ead/atividade-da-jovaed

    Uma boa jornada para todos nós !

    Saudações !

    Jurandir Rafael

  5. gustavo disse:

    Esta jornada é mesmo muito boa!
    Só que eu não estou consaguindo utilizar algumas ferramentas que forão passadas, não sei porquê. Mas eu estou amando esta jornada.

  6. sonia rosa disse:

    Uau… quanta gente interessante e antenada!! Também encontrei dificuldades na utilização de algumas ferramentas, aliás, tem umas que nem conheço … mas quero conhecer!!!

  7. João Mattar disse:

    Gustavo e Sonia, um dos objetivos da Jovaed é justamente esse – apresentar novas ferramentas que podem ser usadas em EaD. Então, as dificuldades fazem parte do processo!

  8. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Jovaed - até logo mais…

  9. Daniel Delmanto disse:

    Oi Professor João Mattar, tudo bem? Por favor, ajude-me a solucionar uma dúvida. Em se tratando de MOOCs, está prevista uma fase de treinamento com as ferramentas, como é a preocupação de algumas universidades abertas com relação aos outros cursos em EaD?

  10. Daniel Delmanto disse:

    Complementando: estou fazendo uma posgraduação em Gestão e Metodologia em EaD e escolhi esse tema como objeto de estudo na primeira atividade do curso.
    Abraço.

  11. João Mattar disse:

    Daniel, creio que a fase de treinamento é necessária para os MOOCs, assim como para cursos online em geral. Um dos problemas dos MOOCs é que são utilizadas muitas ferramentas, o que tende a gerar confusão para os alunos.

  12. Geschäftsführer der SuperRatings, Jeff Bresnahan, sagt die Zahlen sind nicht auf einen größeren Problem in der Industrie, aber auch kleinere Pensionskassen Verkäufer leiden.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>