Jovaed – até logo mais…

[photopress:logotipo_RGB_para_web.jpg,full,vazio]

Chegamos ao final da JOVAED – Jornada Virtual ABED de Educação a Distância. Eu já tinha colocado por aqui um post na abertura, ressaltando as características inovadoras e únicas do evento, que eu batizei de MMOOC – Massive MultiPlatform Open Online Congress.

Várias atividades assíncronas continuarão ativas durante os próximos dias ou mesmo semanas, principalmente aquelas em que houve problemas no Moodle. A decisão ficará a critério dos coordenadores das atividades, que são voluntários e certamente estão exaustos neste final de jornada.

Diversas atividades síncronas foram gravadas – os links para assistir as gravações serão disponibilizados durante os próximos dias nos próprios arquivos do Google Docs (linkados a partir do programa), onde estão as informações para acesso e participação em cada atividade. Os coordenadores estão também convidados a registrar nesses arquivos seus comentários e reflexões sobre como transcorreram as atividades.

Como no caso do 7 Senaed, a Jovaed deixará rastros pela web que sobreviverão ao evento e terão vida própria: vídeos no YouTube, apresentações no Slideshare, palestras gravadas, blogs, wikis etc. Quase tudo o que construímos colaborativamente nestes 11 dias está distribuído por diversas redes sociais e aberto a todos os interessados.

Do Senaed (2009) para cá progredimos – conseguimos minimizar vários problemas de um evento totalmente online com 3x mais participantes, mas alguns ainda persistiram (em geral em menor escala), além de terem surgido novos problemas. Estamos cansados, mas já dá vontade de recomeçar para organizar algo com uma nova visão.

É provável que tenhamos uma nova edição da Galáxia com um apanhado do que aconteceu na Jovaed. Entraremos em contato com os coordenadores das atividades sobre isso.

Há uma página no site do evento para imagens – quem tiver fotos legais (mesmo das atividades no Second Life, p.ex.), me envie por favor por email: joaomattar@gmail.com

Quando a página para a avaliação da JOVAED estiver disponível, você será convidado a fazer a sua avaliação do evento. Apenas depois dessa avaliação, a ABED emitirá os Certificados de participação. Por favor, aguardem então a comunicação da ABED sobre os Certificados. Os certificados para os coordenadores e aqueles que trabalharam nas atividades serão também emitidos mais para frente pela ABED. É bastante trabalho!

O email de dúvidas jovaed@abed.org.br será desativado a partir de hoje.

Fiquei devendo uma lista das pessoas que colaboraram para a realização da Jovaed, além da super equipe da ABED e da nossa enxuta comissão organizadora, composta por Antonia Alves, Breno Trautwein, Cristiane Marcelino, Maria Delcina Feitosa, Maria Elza Ataide e Patricia B. Scherer Bassani, e o professor Gentil Gonçalves, que esteve conosco no início. Vou atualizando por enquanto por aqui mesmo a lista – quem perceber que falta o nome de alguém, por favor me avise.

Além dos coordenadores das atividades, que já aparecem no programa, colaboraram ativamente para a realização da JOVAED, no apoio ao uso das ferramentas: a equipe coordenada pela Márcia Taborda (Moodle e Adobe Connect), a equipe do Robson Santos da Silva (que também coordenou um Moodle), a Ananda Calves e equipe da FGV Online, a Cristina e o Valmir (AulaVox), as equipes da WebAula, do Portal Educação e da Delinea, e o grupo da Isa Seppi (que organizou a confraternização no Second Life).

Coletei lindas mensagens que recebi ou que foram sendo deixadas pelas redes sociais, e espero voltar aqui para atualizá-las – aquelas que estão dedicadas a mim, estendem-se na verdade a todos os colaboradores e participantes desta riquíssima experiência:

@pgsimoes_pt Parabéns a toda a organização da #JOVAED . Obrigado, em particular ao @joaomattar pelo convite para dinamizar uma atividade. MOCC Cong? Yees

@ProfLeitao @joaomattar e todos que participaram da organização da #JOVAED estão de parabéns!

@joseaugusto A Jornada Virtual ABED de Educação a Distância representa o início de uma mudança paradigmática em eventos educacionais no Brasil. #JOVAED

@joseaugusto A proposta aberta dos organizadores da #JOVAED garantiu o sucesso da Jornada Virtual.

@etutoria Um grande agradecimento aos organizadores da #jovaed (em especial a @joaomattar), a todos os q partilham conhecimentos, sabedoria e amizade

@rosariahelena @joaomattar Parabéns, João pelo excelente trabalho! JOVAED 2011sucesso total!

@lis_mi @joaomattar #eadsunday Buááááá…mesmo! Foi tão intensa que virou hábito… Vai fazer falta… Abs

@anataliasmr @admnilvacesf o #jovaed foi um evento realmente memorável, pioneiro pela abrangência e participação. valeu!

@admnilvacesf JOVAED encerra hoje http://bit.ly/luWM8e , deixando MUITA contribuição p/melhoria da EAD no Brasil! Parabéns aos abençoados organizadores!

@DaisyGrisolia Agradecimentos e parabéns ao prof João Mattar e sua equipe, pela organização impecável! #JOVAED #INOVAREDUCA

@Prof_LM pena q acabou a #jovaed

@luciavalle Parece que,perto de encerrar as atividades, a #JOVAED em vez de ficar lentinha, agora é que tá pegando fogo!Parabéns pelo nível dos debates!

Alan Silus Parabéns Joao Mattar e a toda equipe da JOVAED! Foi um sucesso!

Célia Costa Estudos Gostei muito do Evento, espero que no próximo ano tenha mais ! Parabéns para toda a organização !

José Rubens Bento Congratulações ao João Mattar e equipe JOVAED! Foi um muito bom!

Adm Nilva Cesf Sabe q esta interação do JOVAED vai fazer falta?”Santa” correria par poder participar…

Lu Ferraz Jah estou em contagem regressiva p o encontro em Manaus. Mattar parabens pela organizacao e riqueza de temas! A vc e toda sua equipe de grandes voluntarios! Forte abraco!

Adm Nilva Cesf
Obrigada por sua inteligência e sua existência!
A missão do JOVAED está superando a barreira do conhecimento…
Paz, saúde e prosperidade hoje e sempre!

Finalizo parabenizando a equipe organizadora, adorei!!!
abs
Angelita Luizetto Walter

Excelente evento, grata à comunicação.
Profª Kadidja de Oliveira

Estou gostando muito de participar da JOVAED !
Valeu!
Angela

Foi uma honra contar com sua participação na JOVAED – chegamos praticamente a 5.000 inscritos! As discussões continuam agora presencialmente no CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, que será realizado em Manaus, de 30 de Agosto a 02 de Setembro. Estarei por lá – espero encontrar com você para conversarmos sobre esta experiência.

João Mattar
Coordenador
JOVAED – Jornada Virtual ABED de Educação a Distância

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

4 respostas a Jovaed – até logo mais…

  1. Pingback: #jovaed #ple Uma resenha do que participei | E-portifólio do Prof. Sérgio Lima

  2. Paula Ugalde disse:

    #Jovaed 2011 fez a diferença na formação inúmeros Educadores do Brasil e de outros países!!

    Ainda que não tenha participado de tudo, novamente agradeço e *muito*, pela oportunidade ímpar de participar deste excelente evento educacional, que trouxe o que temos de mais atual em pesquisas sobre as temáticas! Quantos Pesquisadores reunidos e colaborando para com o objetivo comum de Transformar a Educação, agregando mais Qualidade e de forma massiva a Educação.

    Provocou desconstruções, instigou novas ideias e fazeres e especialmente distribuiu várias sementinhas que iremos plantar e cuidar! ;)

    É isso aí, devemos ser a Mudança que desejamos e, se queremos transformar o que temos, *alguém* precisa *começar! O que todos envolvidos na #jovaed fizeram! parabéns ABED, Prof. Litto, Grande Professor João Mattar – incansável, colaboradores!!

    O que conheci e aprendi na #Jovaed 2011 e continuarei aprofundando não tem preço!! Atividades super diversificadas, instigantes, significativas… grandes provocações sobre o hoje e o devir!! Grupos maravilhosos que continuam… Já começo a *vislumbrar* que ainda participarei de mudanças mais efetivas, em uma nova educação, mais capaz de potencializar Aprendizagens Críticas, Criativas e de Autoria, a construção perene de Competências e o mais importante, a Formação Cidadã!!
    [] Grande!!

  3. Realmente um verdadeiro MMOOC, espaço de aprendizagem e laboratório para estudos e pesquisas sobre tecnologia e didática para educação online.

    Participei, até onde foi possível, de vários temas. Aproveito para agradecer a oportunidade e a bondade dos organizadores do evento e dos coordenadores.

    Que venha o JOVEAD 2012 :-)

  4. T disse:

    Realmente uma tempestade de infos! Foi muito bom! parabnes a todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>