A Construção dos Saberes dos Professores e as Contribuições do Mapeamento Conceitual

No dia 19 de Abril de 2011 participei da Banca de Doutorado da Wanderlucy Angélica Correa Czeszak na Faculdade de Educação da USP. Além da orientadora, Stela Conceição Bertholo Piconez, participaram também da banca Nuria Pons Vilardell Camas, José Cerchi Fusari e Agnaldo Arroio.

Uma das fontes para o trabalho da Wanderlucy foram as Concept Mapping International Conferences – a IV ocorreu em 2010.

A pesquisa (que logo deve estar disponível online) abre interessantes perspectivas para o mapeamento conceitual nas condições objetivas de trabalho e formação. Os resultados mostraram mapas muito mais ricos quanto os professores tratavam do conteúdo que ministravam do que quando se solicitava a reflexão sobre o processo pedagógico.

Na sua arguição, o professor Fusari chamou a atenção para a importância de se travar uma luta no campo das políticas públicas de educação, reivindicando e denunciado sempre. Numa dissertação ou tese, quando o aluno tem voz, não se poderia perder essa oportunidade, justificando-se assim um bordão sobre a fragilidade das políticas públicas para a formação de professores. Nesse campo, deveríamos colocar todas as conclusões sobre o tema, sempre que possível, na perspectiva de lutas políticas.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>