Há inúmeros programas de pós-graduação interessantes e de qualidade no Brasil, mas se você me perguntasse há alguns anos aqueles com os quais eu mais me identificava, eu apontaria imediatamente 2: o GPe-dU e o TIDD.
[photopress:GPedU.jpg,full,pp_image]
O GPe-dU (Grupo de Pesquisa Educação Digital UNISINOS/CNPq), coordenado pela professora Eliane Schlemmer, antes mesmo da criação do Second Life já trabalhava com formação de professores utilizando mundos virtuais 3D, como o Eduverse da Active Worlds; posteriormente, tornou-se referência no Brasil e no exterior no uso do Second Life em educação. Entretanto, suas pesquisas não se resumem a mundos virtuais, incluindo também web 2.0, redes sociais, mobile-learning, aprendizagem ubíqua e, de uma maneira geral, Educação a Distância.
[photopress:TIDD_01.jpg,full,pp_image]
O TIDD (Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP), coordenado pela professora Lúcia Santaella, é um programa de pós-graduação multi/interdisciplinar que procura formar um profissional/pesquisador híbrido, envolvendo áreas como Computação, Informática, Cognição, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Design e Estéticas Tecnológicas. Cognição e Aprendizagem é um de seus grupos temáticos, e as combinações entre suas diversas áreas possibilitam eixos de pesquisa como Tecnologias da informação visando à cognição envolvida na aprendizagem e Modelos cognitivos e sistemas de transmissão de informação/conhecimento ligados à aprendizagem.
Há alguns anos eu admirava silenciosamente e à distância esses 2 programas; mas o destino conspirou e, no final de 2011, faço parte dos 2!
Nos últimos anos passei a participar de várias atividades no GPe-dU, do qual faço parte oficialmente há algumas semanas como pesquisador, começando agora a me envolver mais ativamente com algumas linhas de pesquisa.
Participei de um edital no início do ano para o TIDD, do qual hoje faço parte (oficialmente a partir desta semana) como professor permanente, orientador de mestrado/doutorado e pesquisador, na linha de pesquisa de Aprendizagem em Ambientes Virtuais.
Não seria exagero dizer que este é um momento de realização pessoal e profissional para mim. Será uma honra e um prazer imenso trabalhar com as professoras Eliane Schlemmer e Lúcia Santaella, ícones em suas áreas, e todos os demais professores, pesquisadores e alunos que participam dos 2 grupos. A partir de 2012, devo então naturalmente aprofundar minhas atividades, publicações e pesquisas em Educação a Distância, usos de tecnologias em educação e aprendizagem em ambientes virtuais, contribuindo assim com toda minha energia com as pesquisas na Unisinos e na PUC-SP.
Parabéns, Prof. João! Seu trabalho e dedicação a área de Educação e Tecnologia com certeza contribuirá para aprofundar e produzir conhecimento nos dois programas.
Seu site está sendo muito útil para o meu trabalho com EAD.
:)
Parabéns, João!!! Fico muito feliz com suas novas atividades!
Que bom! um Pos-doutor eh assim! chic!
João, agradeço a referência ao nosso trabalho no GPe-dU UNISINOS/CNPq. Para nós é uma grande satisfação poder estar mais próximos de você e da Lúcia Santaella, grande pesquisadora do TIDD PUC-SP. Creio que essa vínculação poderá contribuir ainda mais para o dessenvolvimento das nossas pesquisas e, com certeza, para a aprendizagem dos nossos alunos, colaboradores e especialmente para a nossa aprendizagem. Abs e até mais :-)
Professor João Mattar,
Participo do grupo GPe-dU há mais de três anos e também acredito muito nas discussões que são estabelecidas no grupo, que colaboram efetivamente para a educação.
Um abraço,
Prof João Mattar, agradecemos a referência em relação ao trabalho do GPe-dU UNISINOS/CNPq, pois a partir da aprendizagem obtida nesse grupo, fazemos a diferença na IES que atuamos.
Um forte abraço!!
Profª. Janilse Nunes
Diretora da EAD
UNIFRA
Prof. João, pra mim é uma honra participar do GPEdu, que agora ganhou ainda mais força com a sua participação, com certeza é o início de muitos projetos inovadores e ideias que valem a pena!! abs, Maro
Prof João
Sou aprendiz de iniciante junto ao GPEdu, mas é notória a contribuição deste grupo no que tange a ruptura de paradigama no que se refere a dialética de ensinar/aprender. Para além disso, é um grupo eclético que acolhe a tod@s, com compromisso e afeto. Obrigado pela referência.
Prof Nara Nörnberg
Assessora Pedagógica da Unidade de Gradução – Unisinos EaD