Social Bookmarking

Sistemas de Social Bookmarking permitem pesquisar, arquivar, organizar e compartilhar recursos online. São sociais justamente porque compartilhamos o link favorito em uma plataforma online (que pode então ser acessado por qualquer um e de qualquer lugar na Internet), ao contrário dos favoritos que marcamos apenas no nosso navegador. Por isso, você pode também pesquisar o que outras pessoas consideraram significativo marcar, de forma que os sistemas de social bookmarking podem ser encarados como engines de busca sociais e inteligentes.

Uma de suas características principais é o uso de social tags (etiquetas ou palavras-chave sociais), também compartilhadas. Em alguns casos, é possível também criar stacks (pilhas) de favoritos, participar de grupos, fazer anotações e gravar páginas como eram antes de serem alteradas, dentre outros recursos. Pelos favoritos marcados, pelas tags e/ou por esses outros recursos adicionais, podemos então encontrar pessoas com os mesmos interesses que os nossos, além de avaliar colaborativamente sites.

Exemplos populares são Delicious, AddThis e Diigo, além de especializados como VisualizeUs (para imagens) e citeulike (para trabalhos acadêmicos).

É possível distinguir sistemas de social bookmarking, mais focados na marcação de sites, dos sistemas de social news (ou notícias sociais), focados em marcação, avaliação e comentário de notícias e posts em blogs que discutem essas notícias. Exemplos populares são Digg e Reddit. Há ainda os especializados, como por exemplo Mashable, focado em notícias e dicas relacionadas a mídias sociais e web.

É possível utilizar social bookmarking ou news de maneiras bem criativas em cursos presenciais ou à distância. Alunos e professores podem utilizá-los, é claro, para fazer buscas e arquivar e organizar seus favoritos online. Mas, além disso, é possível por exemplo criar uma tag para um curso ou tema, de maneira que ela seja alimentada colaborativamente por alunos e professores. Assim, a bibliografia permanece online (mesmo depois do curso), além de continuar crescendo, podendo inclusive contar com a colaboração de pessoas que não tenham participado do curso. Recursos como anotações podem também ser utilizados para enriquecer esse tipo de atividade.

O Horizon Report oferece um exemplo muito interessante do uso de social bookmarking em educação. O relatório aponta previsões do impacto potencial de tecnologias emergentes no ensino, na aprendizagem e na pesquisa criativa no ensino superior, num horizonte de 1 a 5 anos. Na discussão de cada uma dessas previsões, é listada uma bibliografia, acompanhada de um item marcado no Delicious, que combina uma tag geral para o relatório e outra específica para aquela previsão.

Uma das tendências de curto prazo apontadas pelo relatório é o uso de ebooks. Na bibliografia dessa seção, há a seguinte referência:

Delicious: Electronic Books http://delicious.com/tag/hz11+ebooks
Follow this link to find additional resources tagged for this topic and this edition of the Horizon Report, including the ones listed here. To add to this list, simply tag resources with “hz11” and “ebooks” when you save them to Delicious.

Enfim, uma ferramentas das mais simples da web 2.0, mas que demonstra seu potencial em educação.

Mais algun link, ideia ou dica?

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>