YouTube em Educação

Ando brincando há algum tempo com o YouTube em educação. Já abordei o tema por aqui em vários posts, como YouTube, Vídeos & Educação 1 e YouTube, Vídeos & Educação 2, além da página YouTube na Educação. No CIAED de 2009, em Fortaleza, apresentei o trabalho YouTube na Educação: o uso de vídeos em EaD. Cf. tb a descrição detalhada de um curso em que meus alunos da Anhembi Morumbi produziram vídeos (é possível assistir todos) com leituras semióticas da cidade de São Paulo, e uma playlist com os vídeos produzidos pelos meus professores/alunos no Colégio Progresso:

Tudo isso inspirado pelo curso YouTube for Educators, que fiz na Boise em 2008, cujos trabalhos finais podem ser conferidos aqui.

Michael Wesch realiza uma interessantíssima (e longa) reflexão cultural sobre o YouTube e a Web 2.0:

Na votação para a escolha das melhores ferramentas para aprendizagem, realizada pelo Centre for Learning & Performance Technologies, o YouTube obteve os impressionantes 3º lugar (2009), 2º lugar (2010) e 2º lugar (2011).

Há inúmeros canais no YouTube com conteúdo educacional ou que podem ser utilizados em educação, como: Discovery Channel, National Geographic, Nasa, Animal Planet, Revista Science e History Channel. Cf. p.ex. 7 Useful YouTube Channels for History Teachers.

Muitas IES de destaque disponibilizam no YouTube suas aulas, como Yale, UC Berkeley, Stanford, The Open University, UCLA, University of California, MIT, Berkelee (música) e Princeton. O YouTube Edu agrega vídeos e canais de faculdades e universidades presentes no YouTube, cuja lista pode ser conferida neste diretório.

2 exemplos de canais com vídeos com conteúdo educacional em português para o ensino fundamental e médio: CHONPSBIO e Vestibulandia.

O YouTube Teachers, por sua vez, procura ajudar professores no uso educacional dos vídeos do YouTube. Recentemente, foi lançado o YouTube for Schools, com playlists para diversas disciplinas em um ambiente seguro:

Chareen Snelson, professora da Boise State University, mantém uma página com links para recursos do YouTube e produção de vídeos, além do Tube Teaching, blog voltado ao ensino usando YouTube e vídeos online.

Estes 2 vídeos, apesar de muito pouco visitados, discutem várias formas de utilizar o YouTube em educação:

Utilizando comentários, respostas por vídeos e diversos recursos de comunicação disponíveis no YouTube, é possível transformá-lo em um AVA e utilizá-lo como uma rede social.

Na Jovaed (07/2011), Joelma de Riz coordenou a atividade ‘Aspectos psicossociais em atividades em grupo na EaD’, toda realizada no YouTube. O participante pôde integrar o debate enviando seu vídeo ou comentário em texto para o canal em foram postados alguns vídeos. Cf. p.ex.:

Cf. Some Handy Tools For YouTube

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 respostas a YouTube em Educação

  1. Pingback: Vídeos Online em Educação | Canal do Ensino | Guia Gratuito de Educação

  2. Ótimo post!

    O YouTube não foi feito apenas para ver vídeos engraçados. Pesquisando no site, dá para encontrar muitos vídeos que ajudam os estudantes a se preparar para o vestibular.

    Dar uma navegada no site é até bom quando você está cansado de passar tantas horas com a cara nos livros e quer esfriar um pouco a cabeça.

  3. Quando procuramos recursos tecnológicos para se trabalhar em sala de aula, encontramos um campo muito vasto de pesquisa, onde nos proporcione adquirir elementos que venha complementar enriquecendo o nosso trabalho pedagógico, temos o site You Tube como referência com videos educativos que traz o aprendente para o seu mundo, com uma tecnologia real e riquíssima de conhecimento prático com o que está sendo explorado.

  4. MARCIA LUSTOSA FELIX GUEDES [PRNAT***20142] disse:

    Tenho hoje na minha pratica pedagógica o You Tube com uma ferramenta aliada ao meu trabalho, justamente pelo fato de que gosto muito do trabalho realizado com musica e filme, e essa possibilidade é oferecida pela ferramenta tecnológica You Tube

  5. Ana Lúcia da Silva disse:

    O youtube é uma ferramenta muito importante para trabalharmos nossa prática pedagógica, nos mostra uma gama de informações que se aproveitarmos com eficacia podemos adquirir conhecimentos jamais vistos… é muito interessante utilizo muito essa ferramenta e sei da importancia que nos traz para lidarmos com as novas tecnologias.

  6. Denis Garcia disse:

    Nos dias de hoje ele é muito utilizado para qualquer área de trabalho. Eu mesmo uso para tirar dúvidas e acabo aprendendo e memorizo, se for o caso.;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>