Wikis em Educação

Eu já tinha escrito 2 posts por aqui com o mesmo título: 07/10/2008 & 14/06/2010, além da resenha de Blogs, Wikis, Podcasts e outros momentos em que abordei o tema.

Os wikis são plataformas privilegiadas para a construção colaborativa do conhecimento, incorporando um dos princípios fundamentais da web 2.0: a inteligência coletiva.

TeachersFirst traz uma séria de dicas interessantes para o uso de wikis em educação.

Os Cadernos Colaborativos da FGV Direito Rio são um case interesssante de uso de wiki no ensino superior no Brasil.

Há centenas de ferramentas para a criação de wikis. A WikiMatrix possibilita comparar diversas características de dezenas. Dentre as mais utilizadas em educação, podem ser mencionadas Wikispaces, PBWorks (ex-PBwiki), Wikia e WetPaint. Cf. p.ex. Wikispaces for Educators, PBWorks Education e WetPaint Wikis in Education.

WikiEducators e Wikiversity (com a versão em português Wikiversidade) são wikis que procuram oferecer materiais de acesso livre para a educação. Open Wet Ware, p.ex., é voltado especificamente para biologia.

Mas o wiki dos wikis é a Wikipedia, de que acabei de escrever um post por aqui.

Cf. 5 Ways You Can Use Wikis With Students

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>