Histórias Digitais

O que constitui uma grande história?

O verbete Digital storytelling da Wikipedia, que ainda não tem equivalente em português (quem se anima a dar o pontapé inicial?), tem vários links interessantes, como: Digital Stories @UMBC, Digital Storytelling Asia e The Educational Uses of Digital Storytelling. Uma história digital é um vídeo curto no qual pessoas comuns compartilham aspectos (em geral emocionais) da história de suas vidas, o que se tornou possível com o desenvolvimento de ferramentas gratuitas e simples de produção.

Cf. o site The Elements of Digital Storytelling, um projeto da University of Minnesota School of Journalism and Mass Communication’s Institute for New Media Studies e The Media Center; Digital Storytelling Cookbook and Travelling Companion que oferece informações para a criação de história digitais, incluindo também seus elementos essenciais; e um vídeo que apresenta 7 elementos essenciais em uma história digital:

O Center for the Digital Storytelling tem um canal no YouTube com dezenas de histórias digitais, como esta:

Digitales compartilha recursos, estratégias e inúmeras histórias digitais, como esta, em que a narradora é a história, antes da escrita:

50+ Web 2.0 Ways to Tell a Story é um wiki rico, com uma lista de dezenas de ferramentas para criar uma história digital.

Um exemplo de história muito muito triste, mas contada com maestria e simplicidade:

Outra história triste mas muito bonita:

A perfeita sinfonia entre cavaleiros e cavalos:

4 Inspiring Examples of Digital Storytelling apresenta 4 exemplos de histórias digitais interativas.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Edtech513. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>