O que realmente está por trás das revoltas brasileiras?

phillipviana – CNN

Os protestos que vêm ocorrendo no Brasil vão além do aumento de R$ 0,20 nas tarifas de transportes públicos.

O Brasil está atualmente passando por um colapso generalizado de sua infraestrutura. Há problemas com portos, aeroportos, transporte público, saúde e educação. O Brasil não é um país pobre e os impostos são extremamente elevados. Os brasileiros não vêm nenhuma razão para ter essa infraestrutura ruim quando há tanta riqueza que é tão altamente tributada. Nas capitais as pessoas passam até quatro horas por dia no trânsito, seja em seus carros ou no transporte público lotado, que é de qualidade muito ruim.

O governo brasileiro tem tomado medidas corretivas para controlar a inflação cortando impostos e ainda não se deu conta de que o paradigma deve mudar para uma abordagem focada na infraestrutura. Ao mesmo tempo, o governo brasileiro está reproduzindo em pequena escala o que a Argentina fez há alguns anos: evitar a austeridade e impedir o aumento das taxas de juros, o que está levando a alta inflação e baixo crescimento.

Além do problema de infraestrutura, há vários escândalos de corrupção que permanecem sem julgamento, e os casos que estão sendo julgados têm tendido a terminar com a absolvição dos réus. O maior escândalo de corrupção da história do Brasil finalmente terminou com a condenação dos réus mas agora o governo está tentando reverter o julgamento, usando manobras por meio de emendas constitucionais inacreditáveis: uma, a PEC 37, que irá aniquilar os poderes de investigação dos promotores do Ministério Público, delegando a responsabilidade de investigação inteiramente à Polícia Federal. Além disso, outra proposta visa submeter as decisões do Supremo Tribunal Federal ao Congresso – uma violação completa dos três poderes.

Essas são, de fato, as revoltas dos brasileiros.

Os protestos não são meramente movimentos isolados e sindicalizados ou motins de extrema esquerda, como alguns da imprensa brasileira dizem. Não é uma rebelião adolescente. É a revolta da parte mais intelectualizada da sociedade que quer colocar um fim a essas questões brasileiras. O jovem da classe média brasileira, que tem estado sempre insatisfeito com essa anistia política geral, agora “acordou” – nas palavras dos manifestantes.

Tradução de
What’s REALLY behind the Brazilian riots?

P.S. (do tradutor): Além da PEC 37 (que precisa ser incorporada à agenda das manifestações) e da tentativa do governo de calar o Congresso, é preciso lembrar também dos projetos para bloquear novos partidos e para calar a imprensa: aí a obra está completa!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Política. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a O que realmente está por trás das revoltas brasileiras?

  1. agnaldo junior disse:

    É isso mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>