Gamification with Moodle

DENMEADE, Natalie. Gamification with Moodle. Birmingham: Packt Publishing Ltd, 2015. Kindle edition. Resenha de João Mattar.

A autora escolhe um caminho interessante: usar diversos recursos simples do Moodle (excluindo Questionário e Lição) para incorporar elementos de design de games, também de uma maneira simples. São dadas dicas de como usar a conclusão de atividades para abrir novos espaços para o aluno no curso, incluindo tarefas e rótulos. Ela insiste também na importância de trabalhar em detalhes o Livro de Notas, que normalmente deixamos um pouco de lado, como por exemplo o uso de escalas com estrelas e outros símbolos, e também apresentar sempre para os alunos seu progresso, individual ou em grupo. A orientação também é de criar layouts minimalistas. Há também um capítulo que explora o uso de badges, no sentido que são usados em games. Rubricas são também o tema de um capítulo. Por fim, há orientações para a organização de grupos e conexão do fórum em formato de blog do Moodle com fóruns externos.

Confira o pôster com dicas de estratégias motivadores usando o Moodle.

Plataformas de gamificação prontas: Badgeville e Classcraft.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Educação, Games. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Gamification with Moodle

  1. Um minicurso rápido que foi ofertado na Jovaed de 2015 pela prof Cristiane Mendes
    https://www.youtube.com/watch?v=jwacPRZt4uI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>