Fiz um levantamento das publicações (sem incluir atividades e apresentações de trabalhos em eventos, como na VIII Jornada EaD: o futuro da arte, e publicações gerais sobre games e gamificação, e específicas para a educação) resultantes do projeto de pesquisa sobre jogos para o ensino de metodologia científica, que começou na Universidade Anhembi Morumbi com diversos alunos de iniciação científica do curso de bacharelado em Design de Games, e continuou com um aluno de iniciação científica do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais na PUC-SP. Mesmo o projeto tendo sido interrompido quando da minha saída da Anhembi Morumbi, é impressionante ver o que conseguimos produzir (pode ter faltado alguma coisa), além do próprio Jogo do Método como produto.
ALMEIDA, F. D.; AMARAL, J. W. R.; PIERI, M. S.; MATTAR, J. O Jogo do Método: jogos de tabuleiro como suporte ao ensino da disciplina Metodologia Científica. Research, Society and Development, v. 6, p. 148-170, 2017.
MATTAR, J.; ALMEIDA, F. D.; SOUZA, A. L. M.; BEDUSCHI, J. O.; SILVA, C. C.; SANTOS, B. R.; SPROVIERI, R. G. M. Gamificação e jogos para metodologia científica: proposta de jogo de tabuleiro e game. In: SBGAMES — Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 16., 2017, Curitiba. Proceedings of SBGames 2017. SBC, 2017. p. 757-763. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/CulturaFull/174979.pdf.
MATTAR, J.; SANTOS, B. R.; SILVA, C. C. Gamificação do ensino da metodologia da pesquisa científica: revisão de literatura e boas práticas. In: YAEGASHI, S. F. R.; BIANCHINI, L. G. B.; OLIVEIRA JÚNIOR, I. B.; SANTOS, A. R.; SILVA, S. F. K. (org.). Novas Tecnologias digitais: reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. p. 251-270.
MATTAR, J.; SOUZA, A. L. M.; BEDUSCHI, J. O. Games para o ensino de metodologia científica: revisão de literatura e boas práticas. Educação, Formação & Tecnologias, v. 10, p. 1-14, 2017.
MEDEIROS, S. Metodologia da Pesquisa se aprende… Jogando! EaD em Pauta, 20 maio 2018. Disponível em: https://www.facebook.com/notes/ead-em-pauta/metodologia-da-pesquisa-se-aprende-jogando/197700567573032/.
SANTOS, B. R.; SILVA, C. C.; MATTAR, J. Gamificação no ensino de Metodologia Científica. Revista SAPERE, p. 107-125, jul./dez. 2017. Caderno de artigos: 3º FAEL — Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos.
SOUZA, A. L. M.; MATTAR, J. Gaming against plagiarism: análise de três games para a conscientização sobre plágio. Tecnologia Educacional, ano 54, p. 52-61, 2016. Edição Especial 45 Anos ABT, Docente.
SPROVIERI, R. G. M.; SOUZA, A. L. M.; MATTAR, J. O Jogo da Pesquisa: proposta de um game para o suporte ao ensino de metodologia científica. Revista FAFIRE, v. 10, n. 1, p. 97-105, jan./jun. 2017.