How does distance education compare with classroom instruction (resenha)

Como citar este post de acordo com as normas da ABNT:

MATTAR, João. How does distance education compare with classroom instruction (resenha). De Mattar, 9 abr. 2020. Disponível em: http://joaomattar.com/blog/2020/04/09/how-does-distance-education-compare-with-classroom-instruction-resenha/. Acesso em: 9 abr. 2020 (substituir pela data do seu acesso).

BERNARD, Robert M.; ABRAMI, Philip C.; LOU, Yiping; BOROKHOVSKI, Evgueni; WADE, Anne; WOZNEY, Lori; WALLET, Peter Andrew; FISET, Manon; HUANG, Binru. How does distance education compare with classroom instruction? A meta-analysis of the empirical literature. Review of Educational Research, v. 74, n. 3, p. 379-439, 2004.

Este é um artigo clássico (passando das 2.000 citações no Google Acadêmico) que faz uma meta-análise de estudos que comparam resultados da educação presencial e a distância. É longo e complexo na descrição dos procedimentos estatísticos, então esta é uma resenha em atualização contínua, conforme eu retornar ao artigo para releituras.

O artigo tem uma longa explicação dos métodos estatísticos utilizados para cálculo do tamanho do efeito, assim como sobre a codificação e os procedimentos de análise dos dados.

Foram selecionados 232 estudos entre 1985 e 2002 e analisados critérios de êxito, atitude e retenção.

De uma maneira geral não foram encontrados resultados significativos para a educação presencial ou a distância, apesar de uma grande variação nos resultados em função dos critérios. Isso significaria que a educação a distância funciona bem em alguns casos, mas a educação presencial melhor em outros casos.

Já a divisão em atividades síncronas tiveram mais efeito em relação ao êxito na educação presencial, e as atividades assíncronas para a educação a distância.

A metodologia mostrou-se mais importante, do ponto de vista dos efeitos nos resultados, do que as tecnologias utilizadas. Fatores como: materiais de orientação e apoio aos alunos; comunicação, interação e colaboração (entre professores e alunos, e entre alunos e alunos); e metodologias ativas mostraram-se também essenciais para resultados mais positivos com educação a distância, mas também na educação presencial.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a How does distance education compare with classroom instruction (resenha)

  1. Thiago Azevedo disse:

    Metodologia necessária para entendermos a realidade de ambas as esferas educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>