ABNT NBR 6028:2021 Resumo

Eu já tinha publicado por aqui um post sobre a norma da ABNT 6.028, de 2003, para apresentação de resumos em trabalhos científicos e acadêmicos. Foi publicada em 18/05/2021 uma atualização da norma, que simplificou as coisas. Comento-a neste post, comparando-a com a versão anterior.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.028: informação e documentação: resumo, resenha e recensão: apresentação. Rio de Janeiro, maio 2021.

Enquanto a versão anterior estabelecia os requisitos para redação e apresentação de resumos, esta nova versão inclui resenhas (“análise do conteúdo de um documento, objeto, fato ou evento”, p. 1) e recensões (“análise crítica, descritiva e/ou comparativa, geralmente elaborada por especialista”, p. 1), que, entretanto, já eram mencionadas na versão anterior.

Continua a orientação para que os resumos contenham uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos e com verbos na terceira pessoa (sem, entretanto, a indicação que o verbo deve ser utilizado na terceira pessoa do singular). Não há mais, entretanto, as recomendações de que as frases sejam afirmativas e que o verbo seja utilizado na voz ativa (o que dava bastante trabalho!).

Também não há mais a orientação (que era bem estranha) de que a primeira frase do resumo deveria explicar o tema principal do documento e que, a seguir, dever-se-ia indicar a informação sobre a categoria do tratamento.

Continua a orientação de que os resumos (informativos) devem informar as finalidades (não é mais utilizada a palavra “objetivo”), a metodologia (agora utilizada no lugar de “método”), os resultados e as conclusões do documento.

Como na versão anterior da norma, há a indicação de que as palavras-chave devem figurar abaixo do resumo, mas agora separadas por ponto e vírgula (não mais ponto), grafadas com as iniciais em letra minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos) e finalizadas por ponto. Exemplo:
Palavras-chave: aprendizagem; educação a distância; tecnologia.

As orientações para tamanho dos resumos continuam as mesmas:
a) os resumos para trabalhos acadêmicos (teses, dissertações etc.) e relatórios técnicos e/ou científicos devem ter entre 150 e 500 palavras;
b) os resumos de artigos de periódicos devem ter entre 100 e 250 palavras;
c) nos demais tipos de documentos, os resumos devem ter entre 50 e 100 palavras.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Metodologia, Pesquisa. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>