Revista ABT

Participei da edição dos 4 números da Revista da ABT – Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, da qual inclusive faço agora parte do Conselho Editorial. Os artigos estão focados no uso de games em educação, além de outros temas de ponta ligados a tecnologia educacional, como EaD, tv digital, mundos virtuais 3D e realidade virtual.

É um material riquíssimo, que registra a produção de diversos grupos de pesquisa do Brasil. Bibliografia obrigatória para todos aqueles que se interessam pelos temas.

Seguem os links para cada um dos números, com os títulos e autores dos artigos. Boa leitura!

Número 192 – jan./mar. 2011

História, Teorias e Cases sobre o Uso de Games em Educação
João Mattar

Os Jogos Digitais no Processo de Ensinar e Aprender e os Estilos de Aprendizagem do Aluno
Filomena Moita e Érika Canuto

Educação: uma nova perspectiva a partir da Transmediação e Conectivismo
Denis Renó, Andrea Versuti e Luciana Renó

Exergames no Ciberespaço: uma Possibilidade para Educação Física
César Vaghetti, Pollyana Mustaro e Silvia Botelho

Reconstruindo um império: De Amarna a Tebas, um Jogo de Aventura no Egito Antigo
Lilian do Nascimento e Cristiano Tonéis

Projeto WarGrafos – Jogo para Auxilio na Aprendizagem da Disciplina de Teoria dos Grafos
Roberto Figueiredo e Carla Figueiredo

A Viagem dos Pamundo – construindo possibilidades educativas em um jogo para Ipad
Tiago Reis e Vanessa Rios

Número 193 – abr./jun. 2011

Desenvolvimento de Aplicações Educacionais Multimídias
Wannyemberg Dantas e Frederico Bublitz

Uma abordagem baseada em jogos para apoiar o aprendizado em negociação
Renato Aumiller, André Lavoratto, Melise Paula, Sérgio Rodrigues e Jano de Souza

Um Software Educativo para o Ensino de Avicultura
Alex Machado, Ismael Batista, Marlon Santiago, Rafael Padovani, Ulysses Santos, Silvio Monteiro da Silva e Esteban Clua

Ensino-Aprendizagem de Educação Ambiental apoiado pelo Game UruBurbanos
Iael de Souza, Ryan de Azevedo, Artur da Silva, Fred Freitas, Ivaldir de Farias Júnior e Guilhereme Dias

Desenvolvimento de um jogo que incentiva a prática da Eficiência Energética intitulado Watt’s House
Filomena Moita, Douglas dos Santos, Rômulo Menezes Jr, Aline Costa e Allessio da Silva

Um simulador de fenômenos físicos desenvolvido utilizando técnicas de realidade aumentada intitulado SimulAR
Filomena Moita, Rodrigo Rodrigues, Douglas dos Santos, Aline Costa e Allessio da Silva

Número 194 – jul./set. 2011

Personagens dramáticos nos vídeo games: corpos e almas constituídos de signos
Victor Cayres

Digital games: outlining new interactive spaces for children with cerebral palsy
Lynn Alves, Tatiana Paz, Camila Pereira-Guizzo e Lucas Travassos

O Museu Virtual também é lugar de jogar: um caso brasileiro
Ivana Souza e Lynn Alves

Exterminadores de Dengue: Um jogo educativo dinâmico como ferramenta de educação contra a dengue
Valter da Silva, Ailson de Almeida, Douglas Alves, Mariel Andrade e Alberto Araujo

Interface 3D como Alternativa de Acesso a Sistemas de Gestão de Aprendizagem
Fábio do Carmo, Cilene Lora e Romero Tori

A Realidade Virtual na Educação Online: novas possibilidades de expressão e comunicação
Tatiana Rossini e Edméa Santos

Interatividade em TV Digital e Criação de Aplicações Interativas: relato do projeto T-Autor e sua aplicabilidade para a área educacional
Márcio Carneiro dos Santos

Número 195 – out./dez. 2011

A Pedagogia da Autonomia de Freire – como fator de contribuição para a reflexão do trabalho da EAD via internet
Maria Cristina Bento e Pe. Pedro Cunha

Apropriação Tecnológica, Cultura Digital e Formação de Professores nas Licenciaturas a Distância
Ana Beatriz Carvalho

Inteligência e Videogames: o Corpo que lê
Roger Tavares

e-Telecentros: os desafios para a elaboração de um jogo para um curso de EAD
Tiago Gomes, Sara Lança e Haline Santos

Letramento Digital e Games: a interação de professores com um jogo estilo adventure
Tatiana Paz e Lynn Alves

Meu Planeta Minha Casa Jogo Infantil com Webcam sobre o Meio Ambiente
Natália Couto e Rudimar Dazzi

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Educação, Games. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Uma resposta a Revista ABT

  1. Mariciane Mores Nunes disse:

    A Revista ABT traz realmente importantes temas a serem discutidos na área da Educação, especialmente da Educação a Distância.
    Como afirmam Benedetti e Moran em seu texto “Fundamentos, Políticas e Legislação em EAD”, a modalidade da Educação a Distância está se transformando constantemente e influenciando todo o campo da formação profissional e continuada.
    Desse modo, é necessário estar atento à História da EAD, às legislações que a fundamentam, às novas tecnologias que auxiliam e permitem o processo pedagógico. Além disso, é urgente perceber as constantes mudanças pelas quais essa modalidade de ensino vem passando.
    Portanto, o profissional da EAD deve ser atuante e proativo, ou seja, que percebe os desafios que ainda surgirão nesta modalidade de ensino e se prepara para cada um deles com competências sólidas.
    Neste cenário, as leituras propostas pela Revista ABT vem colaborar e enriquecer as ações dos profissionais da Educação a Distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>