Hoje, às 16 horas, darei a palestra “Interação e Interatividade em Educação a Distância“, no VI FUP – Fórum Universitário Pearson em São Paulo, cuja temática este ano é: O Ensino Superior na Prática.
O evento este ano é gratuito (nos anos anteriores era preciso pagar uma taxa, mas que se revertia em compra de livros durante o evento), mas as inscrições estão esgotadas – apenas lista de espera.
Olá prof. Mattar, com estão as coisas? E o violão?
Aqui é o Celso Gomes, participamos juntos de alguns tópicos no orkut sobre EaD, Chat… lembra?
Estou esccrevendo para lhe alertar que a figura do 6o. FUP está, pelo menos aqui em meu navegador, deformando o seu blog, pois não cosigo navegar pelo menu.
A propósito tenho acompanhado seu blog diáriamente, e gostaria de fazer o curso ABC na EaD, mas os horários não bateram, mas estou atento a tudo o que estão discutindo noSL.
Um forte abraço
Celso
Oi, Celso, claro que lembro de você. Não tenho passado muito pelas comunidades do Orkut, mas vou dar um pulinho por lá.
Já tirei a figura, espero que tenha ficado bom, aqui eu não percebia o problema.
Tenho estudado menos violão do que eu gostaria, mas continuo tocando jazz na viola.
Prazer tê-lo aqui no blog conosco, abração!
Olá Prof. Mattar!
Eu gostei muito da sua palestra! Se possível, gostaria de uma indicação sobre leitura dos diversos tipos de interação entre professor/aluno/conteúdo. Anotei algumas coisas que você disse na palestra, por exemplo:
- Há vários tipos de interação entre professor, aluno e conteúdo (segundo Michael Moore, Terry Anderson e Valente)
- O que é interação? Professor pergunta, aluno responde, mas o professor precisa dar um retorno, um feedback para que a interação aconteça de fato.
- Outros tipos de interação:
• Vicária: por exemplo, pessoas que apenas lêem fóruns, mas não postam opiniões. Muitas vezes participam mais ativamente do que aqueles que postaram uma pergunta por fazerem uma leitura mais minuciosa.
• Self-interaction: reflexão sobre um material de estudo/senso crítico reflexivo.
Entendi corretamente? :)
Outra ajuda…por onde devo começar no Second Life? Há alguma sala que lide com o ensino da língua inglesa? Sou professor online de inglês e fiquei empolgado com a idéia!
Grande abraço,
Marcos Guido
Marcos:
No livro “Second Life e Web 2.0 na Educação”, eu e o professor Valente discutimos um pouco a questão da interação professor/aluno/conteúdo e falamos também do ambiente.
No livro que deve sair no Congresso da ABED em Setembro, pela Pearson, em um capítulo eu aprofundo um pouco a discussão.
Falei na palestra da idéia do loop interativo: do ponto de vista do aluno, só se concretiza a interação se o aluno receber um feedback do professor – ou seja, num fórum movimentado, em que ele responder uma pergunta do professor, mas não receber feedback, não há interação!
A idéia de interação vicária é essa mesma, perfeito. A self-interaction também. Você entendeu tudo corretamente, parabéns!
O assunto realmente é fascinante, achamos que sabemos o que quer dizer interação, mas acabamos descobrindo que há uma complexidade de relações que se estabelecem em EaD.
Para começar no Second Life, você tem que baixar o software e ver se funciona no seu computador. Se estiver tudo ok, e você criar o seu avatar, pode aproveitar os tutoriais que postei aqui no meu blog – procure nas Categorias, Microtutoriais SL.
Há vários lugares para ensino de línguas, assim que você entrar pode fazer uma busca e vai descobrir muita coisa.
Prazer tê-lo por aqui!