COBRA, Marcos. Estratégias de marcas no mundo da moda. Capítulo do livro: COBRA, Marcos. Marketing e moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo; Cobra Editora & Marketing, 2007. p. 37-55. Resenha de João Mattar.
O capítulo é amplo, mas destaco a seguir apenas os pontos que me pareceram mais interessantes.
Uma marca inclui elementos tangíveis, como nome, sinal, símbolo ou design visual, e intangíveis, a imagem que a marca projeta na mente dos consumidores.
Para Marcos Cobra, algumas das características desejáveis de uma marca seriam: sugerir os benefícios intangíveis do produto; ser fácil de pronunciar; ser prontamente reconhecida e lembrada; e ser inconfundível.
A marca deve ser administrada pelas empresas como um ativo, e precisa de um check-up periódico de sua saúde.
Para as empresas que vendem luxo, a marca é um dos ativos mais importantes: “A marca é a chave estratégica da roupa e dos demais produtos de moda.” (p. 43)
oi..
sou aluna de design de moda e gostaria de saber:
Com base no texto “Estratégias de marca no mundo da moda” que ações uma empresa pode empreender para criar uma identidade positiva de marca?
Ana, o texto é um capítulo do livro do Marcos Cobra. É importante considerar os elementos tangíveis (logotipo etc.) mas também os intangíveis, ou seja, construir e remodelar uma marca para que ela gere os efeitos desejados (e positivos, é claro) na mente do seu consumidor, atual ou potencial.
As características desejáveis da marca, segundo o Marcos Cobra, seriam a princípio todas positivas.
Outra coisa que ele ressalta no texto é a necessidade de uma revisão constante, para conferir se a marca continua com a identidade positiva.