GTs na ANPED

Acabo de participar de uma reunião do GT de Comunicação e Educação, aquele no qual acabei caindo meio que naturalmente na ANPED.

Seria um exagero dizer que os GTs são guetos, mas é comum uma pessoa vir ao evento e assistir apenas as apresentações em um GT, e inclusive participar apenas das atividades naquele GT do qual participa. Isso quebra, é claro, o clima de Congresso – não seria então necessário fazer um evento tão grande, poderiam ser feitas reuniões dos GTs, em datas e locais diferentes!

Eu já disse no outro post que é inacreditável que não exista na ANPED um GT ou mesmo GE (Grupo de Estudos) sobre o uso de tecnologias em educação. Temos uma Associação Brasileira de Educação a Distância, que realiza dois eventos importantes anuais, um nacional e um internacional, e todos concordam que o tema das tecnologias em educação, para ficar ainda mais amplo que EaD, é hoje essencial em educação. Esse tema, no Congresso da ANPED, acaba ficando vinculado ao GT Comunicação e Educação, apesar de alguns trabalhos na área serem também apresentados em outros GTs.

Mas essa vinculação não se sustenta. Justifica-se a existência de um GT sobre Tecnologias aplicadas à Educação, além do GT de Comunicação e Educação. Um não esvaziaria o outro. E a discussão sobre tecnologia não pode mais estar subordinada à discussão sobre comunicação: ela já se sustenta, tanto como campo de estudos e pesquisas, quanto como ferramental importantíssimo para as outras áreas em Educação.

Mas há uma discussão eterna: a academia tem que produzir teorias, fundamentação teórica etc. etc. – e falar “apenas” de tecnologia não seria função da academia, e o uso da tecnologia em educação merece um espaço próprio hoje em dia, não apenas subordinado à educação, como filha pobre ((o que já venho discutindo bastante por aqui, como p.ex. no polêmico post Educação, não Tecnologia).

Mas vou retormar tudo isso assim que eu voltar!

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em Computação, EaD, Educação. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a GTs na ANPED

  1. Daiana Trein disse:

    paradigmas….

    e o medo de ser superado pelas tecnologias? de o computador substituir o professor? e as maquinas de ensinar?

    rsrs… lógico que nao concordo com nada disso.. mas são questões epistemológicas importantes a serem discutidas, quando se fala em educação e principalmente formação de professores.

  2. Breno disse:

    Bom dia Mattar,
    Pelo jeito tem internet por ai…… rsrsrsrs
    Para quem ia tirar uma folga do blog vc até que não esta folgando muito.
    Voce tocou em um ponto chave em relação a ANPED. Já tive oportunidade de participar de dois eventos (na virada do milenio) e eles foram, em minha opinião, excelentes, pois permtiem a discussão de politicas educacionais, e ensino e pesquisa (nos que participei o debate de políticas era mais forte), mas com um foco em discussão acadêmica (de alto nível, volto a repetir). Confiamos em ti para que seja percebida ou seja dado o ponta pé inicial para que tecnologias e EaD possam ter um espaço próprio neste evento. (Quem sabe mudar o nome do GT …………..)
    []s

  3. João Mattar disse:

    Pois é, tem uma lan house improvisada no lobby do meu hotel (coisa que não costuma ter nos eventos da ANPED) e o evento tem me motivado a escrever um pouco na hora. Como você diz, de altíssimo nível, Breno, eu vim para o evento para cumprir tabela, mas pretendo vir nos próximos anos. Antes de GT, tem que existir GE, quem sabe durante o ano seja possível propor um GE, mas o GT de Comunicação e Educação é muito legal, foi muito receptivo, vou falar bastante sobre ele depois. Não tem mais jeito de fugir da tecnologia, sob a proteção da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>