No ano que vem, pretendo ir à Conferência da Educause, instituição dedicada ao Ensino Superior. A Conferência deste ano, que terminou hoje em Orlando, reuniu mais de 7.300 pessoas, e vídeos de algumas apresentações estão disponíveis online.
Em Is Higher Ed Technology Keeping Up with Student Demand?, David Nagel discute as exigências dos alunos em relação a tecnologia, quando eles escolhem as universidades que vão cursar. Sabem qual é a exigência número 1 dos alunos? A possibilidade de realizar chat com os professores, mais uma prova de que há uma tendência para a revitalização da EaD Síncrona.
Matt Villano, em Technology Forever, cobre as interessantes experiências do uso de tecnologia para a educação da terceira idade, baseadas na idéia de aprendizado por toda a vida.
E Trent Batson, em The Institutional Path for Change in This Age: Andragogy, not Pedagogy, discute a mudança do foco da educação, da pedagogia (ensinar crianças) para a andragogia (mediar o aprendizado de adultos).
Todos esses artigos apontam para a tendência da utilização das ferramentas da Web 2.0 em educação, que é praticamente o mote deste blog.
Que bacana essa palestras.
É incrível e lamentável como nossa ABED ignora o uso óbvio das tecnologias em seus congressos, sequer tem um blog oficial do evento.
Eri, se prepara aí, no ano que vem estarei lá na Educause, e vou cobrir tudo por aqui! Será o acontecimento do ano! rs