WILLIAMS, Bard. Educator’s podcast guide. Washington, DC: ISTE, 2007. Resenha de João Mattar.
O livro está dividido em 2 partes. A primeira parte contém uma introdução ao podcasting, como integrar podcasts nas aulas e como avaliar podcasts, incluindo hardware e software necessários. A segunda parte apresenta ao redor de 100 podcasts educacionais organizados por áreas.
O Cap. 1. Introduction to Podcast define podcasting como a habilidade de criar ou ouvir conteúdo de áudio ou vídeo (podcast) pela Web no seu desktop ou dispositivo móvel. Diferentemente de apenas baixar áudio e vídeo pela Web, o conceito de podcast inclui a idéia de atualização constante, através de inscrição. Podcasts existem desde 2004, inicialmente apenas no formato de áudio. Podcasts de vídeos são também chamados de vodcasts.
O iTunes da Apple é o mais popular agregador de podcasts, mas o livro cita também vários outros.
O texto traz então uma série de sugestões para você montar seu próprio podcast. Comece e termine com uma música que identificará sua série. A introdução, de aproximadamente 30 segundos, deve dizer o nome do podcast, qual o número do episódio (data e/ou volume), quem fala e de onde. e do que o podcast trata. No caso de vídeo, legendas podem ser combinadas com voz. Use marcos para anunciar um evento por vir, a sequencia do podcast e recapitular as informações básicas sobre o podcast. Procure também utilizar mais de um falante.
O Audacity é sugerido para edição do áudio. Você precisará também de um lugar silencioso, um bom microfone e um servidor para hospedar seus podcasts.
O Cap. 2. Podcasts in the Classroom apresenta sugestões para integrar podcasts no currículo: aperfeiçoar o currículo, promover programas e atividades, pesquisa, compartilhar notícias e informações, desenvolvimento pessoal, arquivar palestras, gravações em campo, suporte para o estudo etc. No espírito web 2.0, é importante que os alunos também produzam seus podcasts.
O Cap. 3. Evaluating Podcasts for Classroom Use apresenta sugestões de como avaliar e escolher podcasts para utilizar nos seus cursos, incluindo modelos de rubricas.
A parte 2 do livro traz então dezenas de sugestões comentadas de podcasts para diversas áreas (o que funciona melhor em um site do que no papel, e muitos deles já não estão mais atualizados): educação geral e administração, tecnologia educacional, matemática, ciências, línguas, ciências sociais, artes, educação física e saúde e notícias e pesquisa, além de exemplos de podcasts desenvolvidos por alunos e um capítulo para o ensino superior. Alguns exemplos interessantes para explorar:
Harvard Extension School com diversos cursos de ciências da computação
Educause Connect – uma das principais instituições de pesquisa em uso de tecnologia na educação, nos Estados Unidos
O livro termina com uma lista de diretórios de podcast para uso em educação, como: EPN, PodcastAlley, Odeo, Podscope, Podcast directory for schools and colleges (Reino Unido),
Pingback: De Mattar » Blog Archive » RSS for Educators
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Blogs, Wikis, Podcasts
Pingback: De Mattar » Blog Archive » Encontro sobre Podcasts
Pingback: De Mattar » Blog Archive » My Theory of Learning