VWBPE2011 Chamada para Trabalhos

[photopress:VWBPE_Logo_Large.jpg,thumb,vazio]

Esta é a tradução para o português do CALL FOR PROPOSALS para o Virtual Worlds Best Practices in Education 2011, realizada pelo Luciano Miguel Barsotti. Ela serve de orientação para quem deseja enviar um trabalho em inglês, já que eu estou organizando as atividades em língua portuguesa – que não precisam passar por este processo.

O virtual Worlds Best Practice in Education (VWBPE) é uma conferência com base em comunidades que fornece oportunidades aos participantes em todos os mundos virtuais de compartilharem ensino, aprendizagem e práticas de pesquisa atuais em ambientes virtuais 3D. As apresentações das conferências enfocam ensino/aprendizagem, trabalhos acadêmicos, eventos, atividades e novas e inovadoras ferramentas para educação virtual. Conferencistas focarão na identificação de melhores práticas em educação designadas para tecnologia de mundo virtual em 3D.

O tema deste ano é Você Está Aqui

Se suas aventuras virtuais te levam ao Second Life, Open Sim, World of Warcraft, Eve Online ou Club Penguin – você é parte de uma rede interconectada. É sobre pessoas. É sobre comunidade. É sobre aprendizagem. É mais que uma plataforma – são as estórias que contamos e o jeito que as compartilhamos. A fronteira entre o que é real e virtual é um estado de espírito. Nós aprendemos em todo lugar e você já está aqui.
Aqui tudo está à sua volta:

• Aqui é onde encontramos grandes sucessos e mesmo fracassos.
• Aqui é onde expandimos nossas fronteiras.
• Aqui é onde tocamos o que é importante para aqueles a quem ensinamos.
• Aqui é onde aprendemos e vivemos e jogamos.

Então diga-nos como você aprende e ensina. Conte-nos suas estórias do que funciona bem e o que pode ser feito melhor. Onde o aprendizado ocorre para você? A quem você ensina? Como você mantém a atenção de aprendizes? Por quê aprender no mundo virtual é importante para você? Qual é o aprendizado-chave que você quer compartilhar com outros?

Inscrições se encerram até não mais tardar que 23:59 PM, Terça-Feira, 15 de Fevereiro, 2011. http://conf.wbpe.org

Correntes de Propostas

1. Apresentações Teóricas e de Pesquisa
2. Apresentações Informais e Baseadas em Conteúdo
3. Oficinas e Tutoriais
4. Exploração de Mundos Virtuais
5. Apresentações de Painéis e Mesas-redondas
6. Ferramentas e Produtos
7. Jogos e Simulações
8. Pôsteres
9. Machinima
10. Feira dos Adolescentes

O seguinte é uma descrição das Correntes de Propostas:

A. Apresentações Teóricas e de Pesquisa

O foco dessa corrente é em pesquisa formal que fornece evidências das melhores práticas para ensino/aprendizagem em mundos virtuais 3D. Nós estamos interessados numa ampla gama de assuntos. Tópicos podem incluir, mas não estão limitados à, uso de tecnologia de mundos virtuais, realidade virtual, realidade aumentada, ambientes distantes e dirigidos, fundidos e misturados, e/ou o uso da plataforma de jogos tais como World of Warcraft (WoW) e outros MMORPGs.

Tempo de Apresentação: 50 minutos incluindo Perguntas e Respostas

B. Apresentações Informais e Baseadas em Conteúdo

O foco dessa corrente é na distribuição de informações a respeito do uso da tecnologia do mundo virtual para ensino/aprendizagem. Nenhuma pesquisa formal é exigida. Esta corrente fornece evidências anedóticas de melhores práticas. Propostas podem focar o uso da tecnologia em mundos virtuais , realidade virtual, realidade aumentada, ambientes distantes e dirigidos, fundidos e misturados, e/ou o uso da plataforma de jogos tais como World of Warcraft (WoW) e outros MMORPGs.

Tempo de Apresentação: 50 minutos incluindo Perguntas e Respostas

C. Oficinas e Tutoriais

Um Tutorial é planejado para ampliar as habilidades e conhecimento dos participantes. Sessões devem ser concebidas de maneira à apresentar uma estrutura para se aprender uma nova área ou fornecer treinamento técnico avançado.

Propostas de tutoriais devem incluir o propósito do tutorial, clara descrição dos objetivos, público-alvo incluindo o nível de experiência e prerequisitos, bem como requisitos e necessidades do espaço virtual.

Tempo de Apresentação: 50 minutos incluindo Perguntas e Respostas

D. Exploração de Mundos Virtuais

Second Life é um das muitas tecnologias de mundo virtual. Essa corrente inclui passeios turísticos à espaços no Second Life outros mundos sociais virtuais ou MMORPGs. Propostas devem fornecer informação referente ao mundo virtual à ser visitado, descrição de atividades e quaisquer exigências para participação.

Tempo de Apresentação: 20 minutos de introdução + 90 minutos de visitação incluindo Perguntas e Respostas

E. Apresentações de painéis e Mesas-redondas

Um painel baseia-se em 2-4 pessoas apresentando suas visões acerca de um tema, questão ou problema em comum, para então discuti-los com os participantes. A apresentação deve fornecer aos participantes a oportunidade de ouvir argumentos embasados e razoáveis sobre tópicos pertinentes vistos a partir de uma variedade de pontos de vista. Apresentadores ou responsáveis pelos painéis devem levar não mais que 40, de um total de 80 minutos para apresentarem seus casos e então guiar os participantes por uma discussão e série de perguntas e respostas.

Tempo de Apresentação: 80 minutos incluindo Perguntas e Respostas

F. Ferramentas e Produtos

Divulga e promove ferramentas inovadoras que permitem que educadores criem ambientes de pesquisa e ensino/aprendizagem, aprendizado ampliado, e que possibilitam que participantes do mundo virtual funcionem com facilidade. Essa corrente foca o recém-ingresso e o praticante experiente a fazer escolhas informadas ao selecionar ferramentas e produtos.

Tempo de Apresentação: 80 minutos incluindo Perguntas e Respostas

G. Jogos Interativos e Simulações

O foco dessa corrente é desenvolvimente e implementação de atividades específicas, jogos e ambientes simulados que aumentam a interação do aprendiz com os outros e aumento do envolvimento. Participantes terão oportunidades de participar em atividades baseadas em projetos. Jogos interativos e apresentação de Simulações também podem incluir:

• Propósito da demonstração
• Descrição da atividade com a qual os participantes se envolverão
• Clara descrição dos objetivos
• Público-alvo
• Localização onde a atividade pode ser encontrada antes da conferência
• Considerações especiais para preparo/desmontagem.

Tempo de Apresentação: até 110 minutos incluindo Perguntas e Respostas

H. Pôsteres

Sessões de pôsteres fornecerão à educadores, pesquisadores e criadores um fórum onde eles poderão apresentar e discutir seus trabalhos e rede de contatos com outros trabalhando em projetos similares. O espaço será alocado para expositores educacionais demonstrarem seus serviços ou projetos-chave. Estes espaços serão limitados a 256 metros quadrados e 100 prims. Audiovisual estará disponível, mas é pedido que o uso de som seja mantido o mais baixo possível.

I. Machinima

Machinima é vídeo gravado em tempo real em mundos 3d interativos e jogos de vídeo tais como Second Life, World of Warcraft, e mesmo Club Penguin. O propósito dessa nova corrente é promover a produção e uso de Machinima e produção de filmes virtuais em Educação. Machinima é um método que permite que educadores, pesquisadores e estudantes criem um conteúdo num ambiente virtual. Esse conteúdo pode, então, ser usado em ambientes virtuais, tradicionais ou fundidos. A corrente de Machinima é consistida de dois componentes:

Parte 1: O primeiro componente é para apresentações tradicionais de conferências no uso de Machinima em Educação

Tempo de Apresentação: não deve exceder 110 minutos incluindo Perguntas e Respostas

Parte 2: Encorajar a produção de Machinima e o crescimento de uma comunidade de educadores, pesquisadores e estudantes que produzem machinima, VWBPE organizará um festival e exibição de Machinima durante a conferência de 2011.

Para especificações mais detalhadas a respeito das exigências para cada parte, favor visitar a página de Machinima em http://www.vwbpe.org/calls/machinima

J. Feira dos Adolescentes

Esta corrente da Conferência foca o adolescente no uso de mundos virtuais, criados por ambos adolescentes e seus professores/conselheiros, como métodos de aprendizagem. Participantes compartilharão suas melhores práticas, momentos de aprendizagem/sucesso, e como eles foram capazes de envolver seus adolescentes em oportunidades de aprendizagem. Adolescentes também são encorajados a enviarem seus projetos estudantis como parte dessa corrente. Exemplos devem incluir:

• Juventude e Tecnologia (discussão de painéis pra adolescentes e por adolescentes)
• Desafio de Criação de Conteúdo (Construções, ferramentas, machinima etc.)
• Tecnologias Combinadas (Blending Web e 3D)
• Feira Virtual (Demonstraçções – sessões de pôsteres de feira de ciências)

Tempo de Apresentação: Conforme exigido

Enviando uma Proposta de Conferência

Se você ainda não sse cadastrou para enviar uma proposta, por favor visite http://conf.vwbpe.org/index.php/VWBPE/11/user/account e cadastre uma conta de conferência. Se você já tem uma conta, você pode acessar http://conf.vwbpe.org/index.php/index/index/login.

Certifique-se, como parte de seu envio, de que você:
• Claramente estabelece um título
• Claramente estabelece a Corrente
• Fornece um resumo de 50-100 palavras que (a) Indica como seu trabalho ilustrará belhores práticas em educação; (b) Indica as conclusões/objetivos de aprendizado que os participantes devem esperar de suas sessões; (c) Descreve como seu trabalho pode ser aplicado a um setor em particular, ou a muitos setores da educação i.e. K-12, grandes universidades, faculdades comunitárias, aducação para adultos etc.
• Inclui links para websites relevantes ou material digital que vocÊ compartilhará
• Quaisquer informações adicionais requeridas para revisão, calendário ou logística
• Considerações especiais (idioma de escolha, preparação extendida, tempo de desmontagem

Apresentações que devem ser submetidas para outras conferências (tais como SLOC) são aceitáveis desde que o(s) autor(es) possam claramente mostrar como seus materiais tem sido significantemente atualizados e ampliados desde que foram apresentados pela última vez

Se um grupo de apresentadores quer estabelecer um caminho de mini-idioma específico, favor contatar os organizadores da conferência antecipadamente para tanto. A Conferência VWBPE encoraja participação ao redor do mundo independentemente do Idioma.

Recebimento de Notificação

Você receberá uma mensagem indicand o recebimento de sua proposta quando ela for enviada

Recebimento de Aceite

Sua proposta irá para um processo de revisão pareada. Você receberá notícia após revisão pareada que sua proposta foi ou a) aceita sem mudanças b) aceita com mudanças c)rejeitada como não sendo adequada para a conferência. A notificação de rejeição não significa que você não pode enviar outras propostas uma vez mantidos as metas e alvos da confernência.

Envio de papers para publicação somente e não apresentados durante a conferência não serão aceitos

Envio para Publicação de Papers

Se você gostaria de enviar sua proposta como Paper para o Journal of Virtual Studies, favor visitar a fonte aberta da página de Periódicos da Rockliffe University em http://ejournal.urockcliffe.com/. Seu Paper, se aceito, será publicado na edição imediatamente eguinte à Conferência. Por favor note que o aceite na VWBPE não garante aceite no Periódico bem como o envio do Periódico não garante o aceite na Conferência.

FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
Esta entrada foi publicada em EaD, Second Life. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a VWBPE2011 Chamada para Trabalhos

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for De Mattar » Blog Archive » VWBPE2011 Chamada para Trabalhos [joaomattar.com] on Topsy.com

  2. Tatiana disse:

    Olá,

    Trabalho em uma empresa de Comunicação e Marketing e gostaria de te propor uma colaboração para uma campanha de publicidade em Blogs, cuja temática é justamente educação.

    Por favor, caso esteja interessado, entre em contato comigo no e-mail: tatiana.segala@gmail.com

    Atenciosamente,
    Tatiana A Dias

  3. João Mattar disse:

    Tatiana, se a colaboração é para este evento específico, ele é todo organizado (mesmo fora do Brasil) por voluntários, mesmo porque é gratuito e aberto a todos que tenham interesse em participar. Você pode me enviar um email joaomattar@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>