X SBGames

[photopress:sbgames11__web_m.gif,full,vazio]

Eu, a Pollyana Mustaro e o José Carlos Ribeiro somos chairs do Track Cultura do X SBGames, que ocorrerá de 7 a 9 de novembro em Salvador, e cuja coordenação geral é de Lynn Alves e Roger Tavares. O evento é interdisciplinar, envolvendo artes, design, computação, cultura, tutoriais, workshops, festival de jogos e mostra de artes. Uma excelente oportunidade para quem trabalha com EaD enxergar as coisas de uma perspectiva um pouco mais criativa que o fordismo, design instrucional, rubricas etc.

Datas importantes:

@ 31 de julho - prorrogado para 08 de agosto : Último dia para envio de trabalhos
@ 30 de agosto : Notificação do aceite
@ 14 de setembro : Versão final corrigida

Há outros tracks no SBGames, mas o de cultura é um convite para trabalhos ligados a educação e EaD. Reproduzo abaixo a chamada de trabalhos para a trilha de cultura – espero encontrar bastante gente em Salvador para comermos um acarajé!

Esse Track parte do princípio que a cultura é um processo em constante mutação. Novos objetos, comportamentos e crenças surgem no interior dessa dinâmica e, tomando parte dela, esses produtos culturais alteram a própria cultura. Entendemos o game como um agente importante desse processo. Assim, esse track apresenta-se como um espaço para a discussão de pesquisas que investigam as relações entre jogadores, games, os diferentes aparelhos mediadores do jogo e os diversos aspectos da cultura.

O que define uma pesquisa como pertencente a esse track é a abordagem, e não o objeto pesquisado. O olhar sobre o objeto deve evidenciar aspectos culturais.

O desafio do Track Cultura é penetrar na complexidade do universo dos jogadores, dos jogos digitais e dos significados que estão sendo construídos por essa relação, na sociedade contemporânea.

Convidamos você a apresentar o seu trabalho no Track Game e Cultura do SBGames 2011, que pode ser enviado no formato Paper ou Short Papers.

Papers são trabalhos que se referem aos resultados de investigações que apresentam um amadurecimento e/ou avanço nos temas relacionados com a lista de interesse do Track Cultura. Podem ser escritos em Português ou Inglês, devendo ter um mínimo de oito (8) páginas e um máximo de dez (10) páginas, excetuando-se as referências e os anexos.

Short papers são pequenos artigos que devem mostrar os resultados iniciais de investigações. Os short papers não precisam apresentar resultados consolidados, mas é fundamental que sejam apresentados os resultados esperados e o método utilizado. Assim, embora o short paper possa abordar uma pesquisa em fase inicial, já deve estar encaminhado, não sendo suficiente para aceitação do trabalho a mera apresentação de uma ideia. Os trabalhos podem ser escritos em Português ou Inglês e são limitados a quatro (4) páginas.

É importante ressaltar que todas as contribuições devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados e/ou apresentados em quaisquer tipos de eventos. Qualquer obra que tenha sido previamente publicada, ou esteja sendo apresentada simultaneamente em eventos e/ou revista, será recusada.

Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do SBGAMES 2011 e deverão ser apresentados no simpósio por, pelo menos, um autor devidamente inscrito no evento. As submissões serão feitas eletronicamente, por meio do sistema JEMS. Os trabalhos serão avaliados pelo método blind review. Neste método, os autores não devem incluir informações que permitam a sua identificação (nome, filiação, utilização explícita de autorreferências, etc.). As instruções detalhadas, incluindo template, serão disponibilizadas em breve no web site do evento. No lugar das informações que possam identificar os autores dos trabalhos devem ser utilizadas as palavras [AVALIAÇÃO CEGA]. Em caso de aceitação, no envio da versão final do artigo essas palavras deverão ser substituídas pelos dados corretos sobre os autores.

Tópicos de Interesse:

Os tópicos de interesse incluem os temas listados abaixo, mas não se restringem a eles, desde que o assunto esteja relacionado com o interesse dessa área.

  • Games e arte
  • Games e corpo
  • Games e crítica
  • Games e educação
  • Games e emoção
  • Games e filosofia
  • Games e gênero
  • Games e juventude
  • Games e linguagem
  • Games e mídia
  • Games e motivação
  • Games e narrativas
  • Games e política
  • Games e psicologia
  • Games e publicidade
  • Games e religião
  • Games e saúde
  • Games e sociabilidade
  • Games e trabalho
  • Games e violência
  • Datas Importantes:
    @ 31 de julho – prorrogado para 08 de Agosto : Último dia para envio de trabalhos
    @ 30 de agosto : Notificação do aceite
    @ 14 de setembro : Versão final corrigida

    Link para sumbmissão dos papers (JEMS)

    Template para formato dos papers (full e short) – DOC

    Template para formato dos papers (full e short) – Latex

    Coordenadores da Trilha de Cultura:

    Chair: João Mattar (Anhembi) e Pollyana Mustaro (Mackenzie)
    Chair Local: José Carlos Ribeiro (UFBA)

    FacebookTwitterGoogle+Compartilhar
    Esta entrada foi publicada em EaD, Games. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

    7 respostas a X SBGames

    1. T disse:

      Interessante! vou arriscar.

    2. Pingback: De Mattar » Blog Archive » Mostra de Arte SBGames 2011

    3. T disse:

      Hoje dou inicio a alguma coisa sobre isso, ando ainda meio zonza com as diferenças de horários! Quem sabe alguem aprecia o meu trabalho rs!

    4. João Mattar disse:

      Os trabalhos serão todos avaliados por um comitê editorial.

    5. Fernando Cassola Marques disse:

      Boa tarde Prof. João Mattar, que simpósio tão interessante e deixe-me dizer-lhe que teria imenso gosto em participar, com o meu trabalho sobre Second Life e ensino da Religião. Pois pelo que vi, existe uma rubrica específica intitulada – Games e religião.
      Pena estarmos tão em cima do prazo e acima de tudo, ser no Brasil e eu não ter bolsa para as deslocações.
      Votos de bom simpósio.
      Fernando Cassola Marques
      Portugal

    6. João Mattar disse:

      Pena, Fernando, seria um prazer comer um acarajé em Salvador!

    7. T disse:

      Que eu saiba sempre devem ser , creio eu!
      Sera que o que escrevo fica a dever… humm! E nem quero saber ou imaginar quem faz parte do C. Editoria… o que incomoda a minha pessoa são as regras de apresentação…!
      Um caso a pensar.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>